Obra De Ana Vieira No Palácio Da Bolsa

Da coleção de Serralves no Palácio da Bolsa: Ana Vieira é uma exposição realizada a partir de obras da Coleção de Serralves, patente no Palácio da Bolsa de 24 de julho a 30 de setembro.

No âmbito da parceria entre a Fundação de Serralves e a Associação Comercial do Porto, esta quinta apresentação surge depois de Gate, de Monika Sosnowska, em 2016, da exposição de escultura A Coleção no Palácio da Bolsa: Ângelo de Sousa, João Machado e Zulmiro de Carvalho, em 2017, Atoms Outside Eggs, de Katharina Grosse em 2018 e de, no ano passado, ter apresentado Angela Bulloch com Heavy metal stack of sixs.

Ana Vieira (Coimbra, 1940 – Lisboa, 2016) pertence à primeira geração de artistas portugueses que, nos anos 1960, questionou o lugar central dos meios tradicionais – pintura e escultura – na produção artística. A obra Sem título (1968) integra um conjunto de trabalhos realizados pela artista no início da sua carreira que colocam em evidência a recusa da natureza da pintura e uma poética reflexiva em torno do espaço. O vazio do corpo de uma figura humana é recortado numa superfície de madeira pintada. A segmentação desta superfície em duas lâminas quebra a bidimensionalidade do contorno, ativando o espaço envolvente e suscitando o movimento do olhar e do corpo na descoberta dos limites da imagem.

A visita a esta obra está sujeita às condições de acesso ao Palácio da Bolsa

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.