Óbidos Promove LATITUDES Até Dia 29 De Abril

A Vila de Óbidos recebe o festival LATITUDES, o segundo encontro de literatura e viajantes até dia 29 de abril. Para hoje está marcado um concerto de música chilena do séc. XX, com composições para guitarra, de Violeta Parra, com Alejandro Escobar, e para o encerramento no dia 29 está prevista uma apresentação performativa do livro Silêncio, por João Francisco Vilhena e Pedro Oliveira.

O programa desta 2ª edição inclui lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, música e conversas sem tempo, para além de dar início ao Ano Magalhânico, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação que Fernão Magalhães fez entre 1519 e 1522.

Entre as presenças confirmadas destaque para a brasileira Lívia Aguiar, que vai realizar um worskhop para quem deseje produzir textos e imagens a partir da errância das ruas de Óbidos; e para a poetisa e narradora Begoña Calejón de Granada; Raquel Ochoa, vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís em 2009, fará um workshop de Escrita Criativa, gratuito, no dia 27 de abril; e os Urban Sketchers Portugal e o Grupo do Risco que vão ocupar o átrio do Auditório Municipal da Casa da Música com uma exposição intitulada Óbidos Vista pelos UrbanSketchers.

O programa inclui ainda a conferência “Viagem pela América Latina”, por Eduardo Salavisa, o Worskhop “Composição poética”, por Bruno Vieira, a Conferência “Tempos e espaços de viagem no espaço heterotópico do caderno”, por Marco António Costa. O Grupo do Risco promove, de igual forma, iniciativas como a apresentação do livro “Expedição Príncipe”, edição Príncipe Trust, ou a Conferência “Olhares em redor do património cruzado de Portugal e Marrocos”, por José Paula.

Pedro Mota e David Rollán irão apresentar, na Galeria da Casa José Saramago (recentemente inaugurada), a exposição de fotografia A Latitude do Olhar, promovendo uma mesa redonda sobre a mesma com Alexandre Coutinho. Patrícia Campos irá apresentar o seu livro Onze/Nove – A Minha América Latina, por sua vez, Miriam Augusto e Tiago Fidalgo têm preparada uma sessão sobre Descentralização e Sustentabilidade em Viagem.

José Manuel Marques, Presidente da Estrutura de Missão das Comemorações Magalhânicas, e Gérman Guerrero, Embaixador do Chile em Portugal, vão estar à conversa sobre “Fernão de Magalhães – Do Atlântico ao Pacífico”, moderada pelo jornalista João Ferreira Oliveira.

E para os mais pequenos, vai decorrer as oficinas “Piratas a Bordo! Embarcar na Circum-Navegação”, que abordam temas como as Coordenadas, astronomia, navegar – trajeto de ponto A a B, mapa, ponto geográfico – Óbidos, herbário, cheiros – especiarias, movimento – mar/barco, sons. Estas atividades são também gratuitas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.