O Universo Vegetal E O Ideário Romântico Na Feira Do Livro Do Porto

Os Jardins do Palácio de Cristal acolhem entre 27 de agosto e 12 de setembro, uma nova edição da Feira do Livro do Porto, com 78 entidades participantes e um «programa artístico que evoca Júlio Dinis, na data em que se comemoram 150 anos da sua morte, a partir do mote Herborizar.»

Fazer herbários era prática comum no período romântico, um ímpeto de conservar o universo vegetal que é tão efémero quanto eterno. Uma demanda simbólica nos desafiantes tempos em que vivemos, porque nos relembra a importância e o exemplo da natureza, a sua potência e resistência.

“Júlio Dinis — Passeios em Terras Românticas”, programa com curadoria de Helena Carvalhão Buescu, desdobra-se em duas sessões nas tardes de sábado 28 e domingo 29 de agosto: Isabel Pires de Lima e Simão Valente debruçam-se sobre a tomada de uma consciência ecológica; e João Barrento e Ana Luísa Amaral sobre as questões de tradução.

Gonçalo M. Tavares, também curador convidado, questiona o romantismo contemporâneo na Dança, na Arte, no Teatro e na Ciência.

Há quase diariamente Duetos de poetas, de diferentes gerações, entre os quais Daniel Jonas, Gisela Casimiro, Elisabete Marques, Jorge Sousa Braga, Rita Taborda Duarte, e ainda conversas com escritores e cronistas, com Dulce Maria Cardoso, Álvaro Laborinho Lúcio, Germano Silva e João Habitualmente, com moderação de Júlio Magalhães.

Uma sessão especial das Quintas de Leitura, dedicada a Daniel Faria e outros poetas até à atualidade que “desandam cedo da vida” e “escolheram a escrita como um meio de desesperar”.

Performances, oficinas e tours literárias para toda a família marcam o evento, com um programa de Paulo Covas, e o reforço das atividades infanto-juvenis na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Destaque para Porta-Jazz ao Relento e os Concertos de Bolso, impulsionado pelos Maus Hábitos,com José Valente, Grutera, Little Friente, Montes, André Júlio Turquesa, Rita Braga, The Solar Corona Elektrishe Maschine, O Manipulador, 10.000 Russos, Summer of Hate, $tag One, Kali, Evols, Meta, Palmiers, PZ, Stereoboy, Ana Deus, Ece Canli, Julius Gabriel, Dom Pie Pie e O Bom O Mau e O Azevedo.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.