O Tempo Das Mulheres Livro De Alfredo Cunha Apresentado Amanhã Na Livraria Lello No Porto

A Livraria Lello, no Porto acolhe amanhã, pelas 21h30, a apresentação do livro O Tempo das Mulheres, da autoria do fotógrafo Alfredo Cunha, com textos de Maria Antónia Palla, com chancela Edições Tinta-da-China. A apresentação contará com a presença dos autores e de Bárbara Bulhosa, da Edições Tinta-da-China.

Cerca de 400 imagens recolhidas em mais de 20 países ao longo de 50 anos, acompanhadas por textos inéditos de Maria Antónia Palla.

Numa homenagem às mulheres e a tudo o que elas representam, o novo grande álbum de fotografia de Alfredo Cunha segue a sequência lógica do ciclo de vida, da infância à velhice, percorrendo as idades e o globo através de rostos femininos e de centenas de imagens que nos falam sobre o que é ser mulher nos dias de hoje.

Para acompanhar a força destas imagens, Alfredo Cunha convidou a jornalista e histórica feminista portuguesa Maria Antónia Palla, que escreveu textos inéditos que contribuem para esta reflexão no feminino, desde a evolução histórica dos direitos das mulheres à desigualdade de género nos diferentes contextos económicos, políticos e sociais.

– Fotografias tiradas ao longo de 50 anos, entre 1970 e 2019;
– Mais de 20 países representados: Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor, Jordânia, China, Argentina, Uruguai, Haiti, Sri Lanka, Índia, Bangladesh, Brasil, Estados Unidos, Roménia, Tunísia, Iraque, Níger, Nepal, Polónia e Portugal;

“Somos mulheres ou homens, por um jogo de acasos, desde o momento da concepção. Mas não é esse facto que nos une, a nós, mulheres. Vivemos em hemisférios diferentes, em continentes, países e sociedades desiguais, trilhamos percursos de vida próprios.

A desigualdade que nos separa não depende da cor da pele, nem da língua que falamos, do traje que usamos, ou sequer da idade. O que nos torna diferentes é a cultura, as tradições, a circunstância de usufruirmos ou não de direitos. Nada disto depende de nós. O que nos torna diferentes é o facto de sermos livres ou não.” – Maria Antónia Palla.

O livro, de 468 páginas, está à venda por 65 euros.

Patente no Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa, a exposição O Tempo Das Mulheres, para ver até ao dia 12 de janeiro de 2020, com uma seleção de 60 imagens, a partir do livro homónimo. A mostra pode ser visitada, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.