O Regresso Do Objeto | Arte Dos Anos 1980 Na Coleção Serralves Para Ver Em Aveiro

O Museu de Aveiro / Santa Joana acolhe, de 12 de setembro a 20 de outubro, a exposição O Regresso Do Objeto | Arte Dos Anos 1980 Na Coleção Serralves, no âmbito de integração do município de Aveiro como Fundador de Serralves.

A exposição conta com obras de Gerardo Burmester, Tony Cragg, José Pedro Croft, André Gomes, Ana Jotta, Harald Klingelhöller, Pedro Cabrita Reis, Rui Sanches, Haim Steinbach e Xana.

O Regresso Do Objeto apresenta uma seleção de obras de artistas que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Estes trabalhos marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira. Assistimos a um regresso a temas clássicos da história da arte, ao ressurgimento de um imaginário figurativo e metafórico associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular.
Esta diversidade relaciona-se com o começo da globalização que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas. A exposição é uma oportunidade para revisitar a produção artística desta década que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revela um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.

A mostra, realizada a partir de obras da Coleção de Serralves, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

O bilhete tem um custo de 2 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.