O North Music Festival Está A Chegar

O festival do Douro, do Porto, do Norte, do país apresentou-se ao Mundo. A 4ª edição do North Music Festival, a acontecer nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, na Alfândega do Porto, marca o início de uma nova era e cunha a ouro o regresso da música, dos convívios, da cultura, da arte e dos festivais.

O North Music Festival (NMF) será um dos primeiros grandes festivais de 2021 e coroa-se com uma programação de luxo, apresentando alguns dos nomes mais sonantes no panorama musical nacional e internacional, como Ornatos Violeta, OneRepublic, The Script, The Waterboy e GNR.

A Sessão Oficial de Apresentação do NMF aconteceu no dia 7 de setembro, a bordo de um barco rabelo com saída no cais da Alfândega e contou com as presenças de alguns nomes do alinhamento do festival, como Ornatos Violeta, GNR, Paraguaii, Domingues, bem como Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

A apresentação começou com a revelação da programação, pela promotora do evento Vibes & Beats, seguindo-se a intervenção de Rui Moreira que felicitou a organização, a Alfândega, os músicos e os patrocinadores pelo evento, com a demanda urgente de «reabrir a cidade para o que gostamos e o que nos faz falta». Nas palavras do Presidente da Câmara do Porto, este é «um recomeçar que emociona quem gosta da cultura, quem gosta da música».

Jorge Veloso, diretor do NMF, faz questão de colocar um selo «Premium» ao Festival que se avizinha, lembrando os investimentos e logística que tal evento implica e assegurando que a organização cumprirá todas as regras definidas pela DGS. Informa, o responsável do evento, que será exigido o Certificado Digital a todos os festivaleiros e apresenta,para os mais incautos, a existência de um Posto Móvel de Testagem, que garantirá um “green pass” aos que não apresentando o Certificado, obtiverem resultado negativo.

Assegurado o plano sanitário e reforçada a certeza de que o NMF irá mesmo acontecer, rumamos no Rio Douro, com a Ribeira e a Foz, como panos de fundo de um cenário sustentado pelas pontes que atravessam o rio e a música dos Ornatos Violeta e dos GNR a “aguçar os sentidos” para um futuro que se fará presente, no “coração da cidade” invicta.

O NMF, cuja edição anterior contabilizou mais de 28 mil festivaleiros, conta com quase duas dezenas de bandas e artistas para superar estes números e aposta na qualidade do evento para torná-lo, a cada ano, cada vez mais singular e excecional.

Os cabeças-de-cartaz The Script e The Waterboys, anunciados no ano anterior, são as confirmações garantidas de 2021, a que se somam alguns nomes incontornáveis da música nacional e internacional

Assim, a inaugurar o NMF, no dia 30 de setembro, sobem ao palco os Ornatos Violeta, que comemoram 30 anos de existência, os Linda Martini, os Zen, os Paus e os Paraguaii. Um primeiro dia dedicado ao rock nacional e à boleia do albúm dos Zen The Privilege of making the good (wrong) choice, com os temas mais recentes da banda sempre acarinhada pelo público, Linda Martini, o último trabalho dos Paus e o rock alternativo dos Paraguaii.

O primeiro dia de outubro e segundo do NMF acolhe os OneRepublic, David Fonseca, Capicua, Domingues, T-Rex e Throes + The Shine. Um Dia Mundial da Música celebrado “em grande” nos palcos do festival, com um line-up eclético, do pop ao rap, passando pelo hip-hop e pelo rock.

A encerrar o NMF, no dia 2 de outubro, as presenças de The Scripts, The Waterboys, os GNR e Keep Razors Sharp. A atuação dos GNR será precedida de uma celebração especial: os 40 anos de carreira da banda que marcou(a) gerações e cujos êxitos são verdadeiros marcos do rock português.

A somar às (previsíveis inesquecíveis) atuações, o NMF apresenta ainda um palco sunset e oferece aos festivaleiros workshops, passeios de barco e duas áreas de restauração, interior e exterior.

O bilhete diário tem um custo de 50 euros e o passe-geral de 90 euros, ambos à venda nos locais habituais e no site do evento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.