O Mundo Animado De Tim Burton Em Exposição No Museu Da Marioneta Em Fevereiro – Com Fotos

O Museu da Marioneta, em Lisboa, vai receber uma exposição dedicada a Tim Burton, com marionetas, desenhos originais e adereços usados em três filmes de animação do realizador norte-americano. Organizada no âmbito dos 20 anos da Monstra — Festival de Animação de Lisboa, a exposição O Mundo Animado de Tim Burton será inaugurada no dia 5 de fevereiro, às 18h00, e estará patente em Santos até ao dia 29 de março de 2020.

A exposição irá apresentar marionetas e desenhos originais dos filmes stop motion de Tim Burton, armaduras, maquetas, adereços, esboços e pesquisas gráficas dos filmes Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

O público português poderá ver ao vivo alguns elementos que fizeram parte do processo de produção de Burton, conhecido pelos seus universos fantásticos e góticos que se cruzam com o seu imaginário infantil.

As marionetas aqui patentes foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, com quem Tim Burton começou a colaborar em 1995 com a construção dos marcianos que compõem parte do elenco de Marte Ataca!, seguindo-se a construção das marionetas de A Noiva Cadáver a partir dos desenhos originais de Tim Burton e Carlos Grangel. Com este filme, a Mackinnon & Saunders recebeu o prémio Ub Iwerks na 33ª edição dos Annie Awards, distinguindo a componente técnica da construção dos rostos das marionetas. O cineasta norte-americano voltou a colaborar com os britânicos na criação do elenco do seu filme produzido pela Disney Frankenweenie, em 3D stop motion.

A mostra vai estar aberta ao público entre os dias 6 de fevereiro e 19 de abril de 2020, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00 (sendo as últimas admissões às 17h30). A entrada tem um custo de 2 euros (gratuito até aos 3 anos, inclusive).

A edição deste ano da Monstra irá decorrer entre os dias 18 e 20 de março de 2020. A primeira edição do festival aconteceu a 26 de maio de 2000, no Teatro Taborda, em Lisboa.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.