O Jantar Do Ano 2019 Revelou-se o Evento Do Ano Em Lisboa

Foi numa noite pouco cálida que decorreu um dos mais aguardados eventos do ano, falamos de O Jantar do Ano, que esta edição contou com a participação de quatro Chefes de Cozinha nacionais e dois brasileiros.

Depois de três edições no Convento do Beato, caracterizadas pelo classicismo e formalismo de um jantar tipo de gala/ festa, eis que a organização este ano resolveu inovar e transformar o Jantar do Ano num evento memorável, onde o efeito surpresa e a espetacularidade foram dois dos ingredientes principais.

A noite, que começou pelas 20h00, junto ao rio, foi uma sucessão de surpresas e momentos espetaculares. A começar pelo local escolhido, cuja localização foi mantida em segredo até ao fim.

Do imponente Convento do Beato, o evento passou para os informais e descontraídos antigos Armazéns da Matinha, completamente transformados numa selva Amazónica para receber este evento.

 

Com apresentação de Cláudia Vieira, que entrou na “sala” carregada em ombros por quatro musculados “selvagens”, a noite teve como protagonistas os Chefes nacionais Justa Nobre, Vitor Sobral, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, e os Chefes brasileiros Thiago Castanho e Henrique Fogaça.

O desfile gastronómico começou com um couvert elaborado pelos vários Chefes, da qual destacamos a manteiga com lima da autoria de Justa Nobre; seguiu-se de entrada, um prato da autoria de João Rodrigues e Thiago Castanho, que apresentava Atum marinado, tomate e calda de tucupi, uma grande surpresa e combinação de paladares e texturas.

Entre música e dança, foram decorrendo os showcookings e as apresentações dos Chefes convidados, que nos foram surpreendendo a cada prato com as combinações escolhidas.

Os pratos de peixe foram dois: Camarão na abóbora, cuscos transmontanos e castanhas de cajú por Justa Nobre, e Moqueca de polvo, molho pimenta e migas soltas de coentros, por Vítor Sobral, duas verdadeiras iguarias, que combinaram ingredientes e produtos nacionais com brasileiros.

E foi depois de uma viagem ao futuro, no meio de uma apresentação espetacular que Henrique Sá Pessoa e Henrique Fogaça elaboraram o prato de carne: Bochechas de porco preto com puré de batata roxa e farofa.

A rematar o vasto repasto gastronómico um Sorbet de Tangerina, “Toucinho do Céu” e Amêndoa Torrada criado por Henrique Sá Pessoa, e um Creme de ovos, morangos em três versões e infusão de menta, da autoria de Vitor Sobral.

A acompanhar a refeição estiveram os vinhos e um espumante da Adega Mayor, cerveja Estrella Damm, azeite Oliveira da Serra, e a terminar um café Delta Q, servido à mesa pelas Delta Q walk.

A produção e a coreografia do espetáculo foram da responsabilidade de Paulo Magalhães, tendo terminado a noite em grande festa, ao som dos ritmos quentes do samba, num baile animado e muito participado por todos os convivas.

Uma noite verdadeiramente memorável, fazendo nos concluir que este foi mesmo o “Evento do Ano”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.