O Físico Prodigioso De Jorge De Sena Ilustrado Por Mariana Viana Em Exposição No El Corte Inglês De Lisboa

No ano do centenário de Jorge de Sena, recorda-se uma das mais belas obras do escritor, O Físico Prodigioso, que é também uma das mais ousadas da literatura portuguesa. De 13 a 30 de abril, as ilustrações de Mariana Viana, que integram a obra recentemente reeditada, estão em exposição na Sala de Âmbito Cultural no Piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

A obra foi recentemente reeditada pela Guerra e Paz, Editores, numa edição artesanal única, limitada e numerada, em que o texto de Jorge de Sena é acompanhado por 21 ilustrações de Mariana Viana, com uma capa dourada articulada em quatro painéis ilustrados e as faces do miolo pintadas à mão.

As ilustrações de Mariana Viana dialogam com o experimentalismo narrativo tão poético de Jorge de Sena, com a sua liberdade erótica, e reforçam a singularidade desta obra de conteúdo audacioso e perturbador.

Mariana Viana (Porto, 1970). Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa. Doutorada em Artes Visuais pela Universidade de Évora. Mestrado em Ilustração (Illustration as Visual Essay), na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Licenciatura em Design Gráfico na Camberwell College of Arts, em Londres. Concebeu e coordenou o Mestrado de Ilustração (em colaboração com o Filipe Rocha da Silva e Pedro Salgado) no ISEC/UÉ entre 2009 a 2015 e a Pós-Graduação em Ilustração na Universidade Autónoma de Lisboa, entre Junho de 2016 e Setembro de 2017.

Autora do livro Desenhos em Volta de os Passos de Herberto Hélder, publicado pela Abysmo e Imprensa Nacional em Março de 2019.

A exposição está aberta ao público no horário de funcionamento da loja, de segunda a quinta-feira das 10h00 às 22h00, sextas e sábados até às 23h30 e aos domingos e feriados, até 20h00. A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.