O Festival AgitÁgueda 2015 Chega Já em Julho

agitaguedaDe 4 a 26 de julho decorre a 10ª Edição do AgitÁgueda. São 23 dias de animação e muitos os motivos para visitar Águeda num mês com uma intensa programação cultural e musical, animação de rua e tasquinhas.

O sucesso deste evento já ultrapassa as nossas fronteiras, tendo sido reconhecido com a atribuição do selo internacional de Festival de Qualidade, pela EFFE, projeto da Comissão Europeia para uma plataforma europeia de festivais, que premeia os eventos dos países europeus pela sua qualidade artística, pelo seu impacto na economia local e pelas repercussões dentro e fora de portas.

Já com os primeiros nomes confirmados, temos algumas das melhores bandas nacionais e internacionais da atualidade integrados no cartaz musical. Os D.A.M.A a 4 de julho, Selah Sue a 11 de julho, Capicua a 15 de julho, e a 24 e 26 de julho, Jimmy P e Valete, e James Arthur, respetivamente.

Além dos espetáculos, onde estarão presentes também projetos locais, o AgitÁgueda tem uma Área AgitaKids, com animação para os mais jovens, entre outras performances, animação de rua, palco com DJ’s e as típicas tasquinhas no melhor da gastronomia do concelho.

Um dos pontos altos, que alia a cultura à diversão noturna passa pelo muito conhecido projeto The Umbrella Sky, a instalação artística de milhares de chapéus de chuva coloridos que flutuam pelas ruas da baixa de Águeda e que atrai turistas nacionais e de todo o mundo.

Paralelamente é ainda apresentado um projeto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre muitos outros, são pintados com variações cromáticas apelativas, tendo sido criado um roteiro da cidade para a visita a estas instalações.

O rio Águeda, o renovado Largo 1º de Maio e a tenda gigante onde decorrem os espetáculos são o palco do AgitÁgueda 2015, onde a música, a cultura, a gastronomia e o comércio local se juntam neste que já é um marco cultural do município de Águeda.

Estão todos convidados para o AgitÁgueda 2015, onde a entrada é gratuita.

Texto de Marta Plácido

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.