O Dia Mais Curto Regressa a 21 de Dezembro

OMDC_2015

É já na segunda-feira, dia 21 de dezembro, em pleno Solstício de inverno, a 3ª edição d’O Dia Mais Curto.

A iniciativa levada a cabo pela Agência da Curta Metragem propõem sessões públicas em diversos espaços de todo o país, quer seja online, a televisão, em cinemas, bibliotecas, centros culturais, entre outros, quer em programas próprios quer em colaboração com as autarquias.

Na secção Programa Nacional será possível assistir a produções recentes como Amélia & Duarte, de Alice Guimarães e Mónica Santos; Blood Brothers, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra ou a Inventário de Natal, de Miguel Gomes. À lista juntam-se ainda Longe do Éden, de Carlos Amaral; Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves ou Campo à Beira Mar, de André Ruivo.

Já a sessão Europa em Curtas apresenta filmes internacionais premiados e distribuídos pela Short Circuit, rede europeia dedicada à divulgação de curtas-metragens.

Do programa faz também parte uma sessão especial na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, na qual serão apresentados Vigil, de Rita Cruchinho; Rampa, de Margarida Lucas; A Torre, de Salomé Lamas e Sobre El Cielo, de Jorge Quintela. Uma sessão especial acontece ainda no Teatro Municipal de Vila do Conde, incluindo Vila do Conde Espraiada, de Miguel Clara Vasconcelos e A Glória de Fazer Cinema em Portugal, de Manuel Mozos, ambas estreadas na 23.ª edição do festival Curtas Vila do Conde.

O Dia Mais Curto estende-se ao Porto, mais precisamente ao metro da Invicta, onde será possível ver filmes em algumas estações e carruagens.

Os espetadores do canal TVCine terão à espera Lar Doce Lar, de Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazevet e Paccolat Stéphane; Nada Fazi, de Filipa Reis e João Miller Guerra e La Chambre Jaune, de André Godinho.

De destacar ainda um ciclo dedicado aos mais pequenos: Contos à Sombra das Árvores e o Curtinhas, este último propondo filmes para toda a família, em Braga, Coimbra, Barcelos, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Na edição de 2014, O Dia Mais Curto contou com cerca de 4000 espectadores, distribuídos por 68 sessões e mais de 35 filmes em 24 localidades portuguesas.

Este evento nasceu em 2011, em França, sendo celebrado todos os anos em dezenas de países.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.