O Dia Mais Curto – Festival de Curtas-Metragens decorre pela primeira vez em Portugal

dia_curto

O festival mundial de curtas-metragens O Dia Mais Curto, está a chegar pela primeira vez a Portugal, no dia mais curto do ano, 21 de dezembro, que assinala o solstício de inverno, com sessões em 22 localidades do país.

O evento, que tem lugar a nível mundial, conta este ano com a participação de mais de 40 países, e em Portugal vai apresentar as sessões “Curtas Portuguesas 1” e “Curtas Portuguesas 2” com “uma seleção das melhores curtas-metragens nacionais dos últimos anos, reflectindo a qualidade do cinema português” de realizadores como Regina Pessoa, João Nicolau e José Miguel Ribeiro.

Para os mais novos, a sessão “Curtinhas” apresenta um conjunto de curtas-metragens de animação, numa seleção dos melhores filmes desta secção competitiva do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

Cineclubes, Cine-teatros, Câmaras Municipais, Centros Culturais ou Bibliotecas em Portugal vão exibir uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais, sob o tema This is Not a Funny Program, preparado pelo organismo europeu Short Circuit, diz uma informação da organização em Portugal, Agência da Curta Metragem.

O UCI El Corte Inglés Lisboa e o UCI Arrábida 20 vão exibir, durante todo o dia, várias sessões dos programas referidos.

Até à data estão já confirmadas as localidades  de Albufeira, Barcelos, Braga, Cascais, Coimbra, Constância, Figueira da Foz, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Matosinhos, Porto, Redondo, Santo Tirso, Sardoal, Senhora da Hora, Tavira, Vila do Conde, Viseu e Vila Nova de Gaia.

No entatno, refere a organização, a lista de cidades por onde vai passar festival “ainda não está fechada em definitivo, estando a Agência da Curta Metragem recetiva a novas adesões”.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.