O Centenário De Eduardo Teixeira Coelho Assinalado Na BNP

A Biblioteca Nacional assinala o Centenário de Eduardo Teixeira Coelho, com uma exposição na Galeria do Auditório da BNP. Trata-se de uma exposição comemorativa dos 100 anos (1919-2019) do Mestre da BD, Eduardo Teixeira Coelho, mais conhecido como ETCoelho ou simplesmente ETC, realizada pelo Clube Português de Banda Desenhada em parceria com a Biblioteca Nacional.

A mostra é comissariada por José Ruy, Carlos Gonçalves e João Manuel Mimoso, do Clube Português de Banda Desenhada.

A 4 de Janeiro de 1919 nascia na Ilha Terceira, nos Açores, Eduardo Teixeira Coelho, que viria a tornar-se num dos mais importantes nomes da banda desenhada portuguesa. Percorreu uma carreira de desenhador e argumentista iniciada e desenvolvida em Portugal, principalmente n’O Mosquito, e continuada em Espanha, Inglaterra, França e Itália, onde veio a falecer em 2005.

Em Portugal é particularmente lembrado por O Caminho do Oriente, publicado n’O Mosquito desde o verão de 1946, até ao Verão de 1948, Capa com ilustração de Eduardo Teixeira Coelho no número especial do Século de 16 Out 1948 em que, com texto de Raul Correia, segue a viagem de Vasco da Gama pelos olhos de um pequeno grumete de bordo que se envolve em aventuras em cada porto e consegue sempre estar presente nos momentos capitais. Em França é sobretudo lembrado por Ragnar o Viking, personagem cujas aventuras, com texto de Jean Ollivier, desenhou para a revista Vaillant desde 1955 até 1969. Mas quando saiu de Portugal, em 1955, deixou-nos trabalhos que nunca ultrapassou: além de O Caminho do Oriente, Falcão Negro, A Lei da Selva, Lobo Cinzento, a chamada Trilogia das Mouras, A Morte do Lidador, …

A exposição pode ser visitada até ao dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e 19h30, e aos sábados entre as 9h30 e as 17h30. A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.