O Caso Spotlight – Destaque da Semana

POSTER-CINEMA-o-caso-spotlight-WEBEste é sem dúvida alguma uma das estreias mais aguardadas no nosso país para este mês, O Caso Spotlight traz-nos uma história verídica, fala de jornalismo e também da igreja e da justiça. Nomeado para 6 óscares da academia, é um dos favoritos na corrida às pequenas estatuetas douradas.

O Caso Spotlight tem realização de Tom McCarthy, que está nomeado para o Oscar de Melhor Realizador), e conta com as interpretações de Michael Keaton, Mark Ruffalo (que interpreta o jornalista Michael Rezendes, descendente de portugueses dos Açores; nomeado para Melhor Ator Secundário, Rachel McAdams – nomeada para “Melhor Atriz Secundária, Liev Schrieber, Brian D’Arcy James e Stanley Tucci, nos principais papéis.

Este é um filme marcante a vários níveis, tem uma história e interpretações fortes, cativa e prende o espetador, e num mundo em que os efeitos especiais e as perseguições a alta velocidade dominam, não tem nada disso. É um filme que vive da história e das interpretações dos seus actores.

O Caso Spotlight traz-nos de volta o escândalo que abalou Boston e a Igreja Católica, dos Estados Unidos ao Vaticanos, há alguns anos, e traz também para o centro da discussão, o papel que os jornalistas têm e deveriam ter, especialmente o do jornalismo de investigação, na sociedade e na denúncia de crimes e casos de corrupção.

Neste filme, que conta uma história em que um pequeno grupo de jornalistas de investigação da equipa Spotlight, do Boston Globe marcaram a diferença, abordam-se também outras questões práticas, mas também a rede de influências e especialmente o papel da igreja e as suas acções, quando um Cardeal e os seus superiores fazem vista grossa a uma série de abusos constantes por padres a crianças. Mas a denúncia dos casos, embora mais tarde do que inicialmente denunciado, ajudou a chamar à atenção e a obrigar medidas contra os crimes.

Um filme forte, que fala sobre o jornalismo e o papel dos jornalistas, da ética, e da deontologia, mas também da Igreja, da Justiça, seus papéis e influências, e do lado humano de cada um. Um filme a não perder e seriamente um dos principais candidatos aos Óscares deste ano.

O Caso Spotlight 
Título Original:  Spotlight
Género: Drama/Thriller
Realizador: Tom McCarthy
Interpretações: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schrieber, Brian D’Arcy James e Stanley Tucci

Sinopse:

Protagonizado por Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schrieber, Brian D’Arcy James e Stanley Tucci, ‘O Caso Spotlight’ conta a fascinante e verídica história da investigação  realizada pelo Jornal Boston Globe,  e premiada com o Prémio Pulitzer, que viria a abalar a cidade e causar uma crise numa das instituições mais antigas e credíveis do mundo.
Quando a tenaz equipa de repórteres denominada “Spotlight” investiga as alegações de abuso no seio da Igreja Católica,  acaba por descobrir décadas de encobrimento aos mais altos níveis das instituições de Boston –  religiosas, legais, e mesmo do governo, desencadeando uma onda de revelações por todo mundo.

Por Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.