Madeira em Festa Com o Carnaval

carnaval_madeiraÉ certo e sabido que os festejos de Carnaval são um dos ex-libris da Madeira e a dar provas disso e as boas vindas aos visitantes, a festa começa logo no aeroporto do Funchal com  o grupo Amigas da Pequenada, que vão interagir com os passageiros e turistas, bem como dar a conhecer um pouco do Carnaval local.

No âmbito desta acção  vai estar patente ao público no piso 0 do Aeroporto da Madeira, na área pública de chegadas, entre 11 e 25 de fevereiro, uma exposição de máscaras de carnaval realizadas pelos alunos da Escola Básica Secundária Padre Manuel Alvares, que conta com o apoio do Museu Etnográfico da Madeira.

Por fim, no dia 16 de fevereiro, pelas 11h30, a trupe Sorrisos de Fantasia fará uma recepção especial a todos os passageiros que chegam à ilha da Madeira, com muita alegria, cor e música.

Os festejos continuam um pouco por toda a Ilha, no sábado à noite, é a vez do colorido e animado cortejo alegórico animar o Centro do Funchal, e na terça desfila o Cortejo Trapalhão, que representa o cortejo que se fazia originariamente, de forma espontânea, na Rua da Carreira.

carnaval_madeira2A Festa dos Compadres, em Santana, é outro dos momentos mais animados. A ação desenvolve-se num claro antagonismo entre os residentes locais do sexo masculino e os do sexo feminino, patente na confeção de bonecos e bonecas com um caráter satírico. A festa tem como objetivo o julgamento do “compadre” e o julgamento da “comadre”, durante o qual são feitas críticas sociais aos acontecimentos e atuações dos indivíduos e instituições da comunidade durante o ano. No final, tanto o “compadre” como a “comadre” são queimados como punição. Desta forma, a comunidade regenera-se e alivia as tensões sociais, preparando-a para um novo ciclo, que se inicia com a Primavera.
Animação de Rua, Assaltos de Carnaval e Festas Temáticas, entre muitas outras atividades compõem o resto da programação Carnavalesca da Madeira, todas com promessas de “diversão até não poder mais”.
Texto de Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.