O Ano Da Morte De Ricardo Reis Já Está Nos Cinemas

A adaptação cinematográfica O Ano da Morte de Ricardo Reis do romance homónimo de José Saramago, realizada por João Botelho, chegou às salas de cinema a 1 de outubro.

O filme conta no elenco principal com o ator brasileiro Chico Diaz (no papel de Ricardo Reis), Luís Lima Barreto (Fernando Pessoa) e com as atrizes Victoria Guerra e Catarina Wallenstein, entre outros.

Produzido pela Ar de Filmes, com distribuição pela NOS Audiovisuais, O Ano da Morte de Ricardo Reis é uma alegoria que tem como pano de fundo a afirmação do Estado Novo.

Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da língua portuguesa estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterónimos para sobreviver à sua solidão de génio. José Saramago, prémio Nobel da literatura em 1998, fez regressar o heterónimo Ricardo Reis a Portugal, ao ?m de 16 anos de exílio no Brasil. 1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível guerra civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura. Duas mulheres, Lídia e Marcenda são as paixões carnais e impossíveis de Ricardo Reis. “Vida e Morte é tudo um”, permite a literatura e o cinema também. Realismo fantástico.

Para João Botelho a obra de Saramago ‘denota-se muito atual e ganha uma nova urgência com o regresso do atual populismo’, e enquadra-se na tendência do cinema do realizador nos últimos anos, fixando para cinema grandes obras da literatura portuguesa.

Do elenco fazem parte nomes como Chico Diaz (Ricardo Reis), Luis Lima Barreto (Fernando Pessoa), Catarina Wallensteien (Lídia), Victoria Guerra (Marcenda), João Barbosa (Victor), Rui Morisson (Dr. Sampaio – pai de Marcenda), Hugo Mestre Amaro (Salvador – gerente do hotel), Gustavo Vargas, Dinis Gomes, Rafael Fonseca, Cláudio da Silva, Francisco Vistas, Hugo Silva, Luís Lucas, José Martins, André Gomes, Miguel Monteiro, Márcia Breia, Luísa Cruz, Marcello Urgeghe, Solange Santos, Francisco Tavares, Paulo Filipe Monteiro, Ricardo Aibéo, Dinarte Branco, Pedro Lacerda, Mário Sabino Sousa, Alexandra Rosa, Carolina Serrão, Bruno Ferreira.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.