Convento de S. Paulo promove mais um evento Arcana

Screen Shot 2014-11-08 at 00.10.28No próximo dia 15 de novembro, a Fundação Henrique Leote promove um novo evento cultural no Convento de S. Paulo Hotel Museu, integrado no projeto Arcana 2014.

Para as 18h30 está marcada a inauguração da exposição Rota do Azulejo Padrão, uma mostra de azulejos do século XV ao século XX da coleção particular de Feliciano David e Graciete Rodrigues, que estará aberta ao público até 15 de setembro do próximo ano. Esta é a primeira exposição de Azulejaria de Padrão que se faz em Portugal.

Às 20h00 o momento é de dança contemporânea com o espetáculo Nous – Inner Perception pela Companhia de Dança Quorum Ballet.

Da palavra Nous, termo filosófico que significa atividade do intelecto ou da razão em oposição aos sentidos materiais, surge o “olhar”, talvez o mais rico dos sentidos.

“Chegar mais perto do intelecto e da mente, ver e sentir para além do olhar, chegar até ao outro lado do espelho porque caminhamos e vivemos a uma velocidade vertiginosa, cada vez menos ligados e cada vez menos absorvidos”.

convento_spaulo_fachadaÉ esta a viagem coreografada por Daniel Cardoso que, utilizando uma linguagem complexa e acelerada faz a analogia ao olhar, aquele sentido que nos traz informação quase que instantânea.

A Fundação Henrique Leote é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em 2000 e que tem como objeto o estudo, recuperação e desenvolvimento da identidade cultural das populações raianas. Tem um centro de arquivos, estudos e edição de livros de temáticas ligadas às artes e ofícios e promove uma programação artística regular no Convento de São Paulo – Hotel Rural – Museu da Serra d´Ossa, situado na Aldeia da Serra, a 10km do Redondo.

Texto de Marta Plácido
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.