Nova estação traz pratos mais aconchegantes ao Saldanha Mar

Restaurante Saldanha MarReportagem de Tânia Fernandes e António Silva
 

O peixe, nas mais diferentes variedades é o protagonista da carta do Saldanha Mar, um dos restaurantes do DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park. Situado no centro empresarial da cidade, tem como clientes habituais, à hora do almoço, quem trabalha nos escritórios adjacentes e à noite os que pernoitam no hotel.

Envolvidos pelo branco quase espacial, as pedras e os ramos das árvores, encontramos aqui um refúgio de tranquilidade, muito zen, cujo ambiente contrasta com o reboliço de uma das zonas mais movimentadas da capital. Os sabores inspirados na gastronomia portuguesa e mediterrânea são as propostas da Chefe Paula Carção, que os leva a pratos típicos de outras paragens, numa combinação única.

A carta de entradas é extensa e irresistível. Fazem parte das propostas da nova carta as Guyosas de Frango com Molho Teriaky e Sementes de Sésamo. São deliciosos, estes pastéis japoneses, cozidos ao vapor, neste caso recheados de frango. Seguimos para um Ceviche de Salmão e Sumo de Tangerina que tão bem balança o sabor forte do salmão com o cítrico doce do inverno. A cebola e a pimenta fazem também parte deste prato que é muito popular no Peru. A viagem gastronómica segue para território nacional e para um dos mais populares pratos: o bacalhau. A interpretação da Chefe é, mais uma vez, uma boa surpresa: tivemos pimentos assados com azeite e alho enrolados em bacalhau fumado. Forte e intenso, pede um bom vinho a acompanhar.
Outras opções inspiradas dos sabores nacionais são a Chouriça de Vitela Mirandesa na grelha sobre pão tiborna ou os Ovos mexidos com farinheira.

Nos peixes destaca-se o bacalhau e o camarão tigre, havendo ainda como opções de peixe fresco, assim o mar o permita, cherne, robalo, garoupa, pregado ou linguado. Nas carnes sugere-se a Tradicional posta Mirandesa, o Bife com  molho especial à fontana ou o Fontana burguer com foie-gras fresco, cheddar, bacon e cebola.

Os pratos vegetarianos e menu de criança, fazem ainda parte deste menu. Nos vegetarianos há Arancinis de risotto al pomodoro e parmesão, Pita com Humus, alface e cenoura ou Caril de legumes com arroz basmati. Para além destes, há pratos especiais com assinatura Hilton, que vêm de outros conceituados Chefes a trabalhar no grupo. Pudemos provar a saborosa Tagliatelle trufada com frango e amêndoas by Franz Conde at the Hilton Amsterdam. Há também a opção de Salada de queijo cabra com presunto e espargos by Joseph Vella at the Hilton Malta.

Para os dias de semana, e apenas aos almoços, o Saldanha Mar apresenta também uma nova seleção de pratos como o Clássico Bife à Portuguesa, à segunda-feira, Choquinhos à Setubalense, à terça-feira, Bacalhau à Brás à quinta-feira ou as Migas Transmontanas com Carne de Porco, à sexta-feira.

Rematámos com um Crumble de maçã quente com bola de gelado e Profiteroles com chocolate e amêndoas laminadas, a primeira opção, de longe, mais bem conseguida.

E no final, pode-se dizer que custa abandonar este mar de tranquilidade para o qual a nossa imaginação trouxe o barulho dos pássaros e da água a correr.

O Saldanha Mar está aberto para almoço das 12h00 às 15h00 e para jantar das 19h30 às 23h00.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.