Nova Edição De Snu E A Vida Privada Com Sá Carneiro

Numa altura em que chega aos grande ecrãs nacionais o filme sobre a vida da fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu Abecassis, a chancela apresenta a quarta edição do livro Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro, da jornalista Cândida Pinto, disponível nas livrarias a partir da próxima semana.

Editado originalmente em 2011, o livro revive uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal, uma história inspiradora interrompida apenas pelo trágico acidente/atentado de Camarate, onde ambos perderam a vida.

Com prefácio de Hanna e António Damásio, dois grandes amigos de Snu, Cândida Pinto contou com a ajuda de amigos e familiares da dinamarquesa para escrever a biografia que sucede ao documentário emitido em 2005 e que lhe valeu o Grande Prémio Gazeta.

A «Princesa que veio do frio», como se referiam a ela, era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida. Fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime com os seus famosos cadernos. A sua grande paixão desafiou todas as leis do Estado Novo, em especial a Igreja. Por ele, Snu pediu o divórcio, o que era um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo nunca o divórcio). Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada, o então primeiro-ministro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo».

O livro, de 328 páginas, tem um preço de 17,90 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.