Notas De Um Velho Nojento De Charles Bukowski Já Está Nas Livrarias Nacionais

Chegou recentemente aos escaparates das livrarias nacionais, o livro Notas de um Velho Nojento (Notes of a Dirty Old Man – Essex House, 1969), de Charles Bukowski, com selo da Alfaguara. 

O livro, inédito em Portugal até agora, resulta da compilação de artigos de opinião publicados no Jornal Open City, reunidos pela primeira em livro em 1969 e traz até ao leitor a visão, regada com (muito) álcool, crua e fria de Bukowski, em relação a ele próprio e a tudo que o rodeia.

O autor americano contemporâneo, nascido na Alemanha em 1920, é considerado o poeta mais influente e imitado de sempre.

Será que não conseguem ver através da minha pele, será que não conseguem ver que não valho nada?

Notas de um velho nojento mostra-nos Bukowski como ele é (ou como ele queria que o leitor pensasse que ele era). É certo que os leitores de Bukowski sabem que a sua obra é o seu autor, mas nestes textos autobiográficos, publicados desde 1967 no jornal Open City, temos um Bukowski ainda mais inteiro, menos filtrado, mais visceral. Quase sempre bêbedo, quase sempre falido, quase sempre à procura de uma mulher, Bukowski calcorreia as ruas da América pobre e marginalizada, habitada por figuras como John Kerouac, William Burroughs e um sem fim de personagens à deriva.
Apontamentos crus e honestos que deixam o leitor à beira do desespero. Retratos implacáveis da outra cara do sonho americano. Instantâneos de uma vida desregrada e desolada, que sublinham a beleza e fragilidade do que andamos aqui a fazer.
É difícil sair desta leitura intocado. E quase impossível, se gostamos de Bukowski, não ficar a gostar ainda mais deste “velho nojento”.

Charles Bukowski publicou mais de quarenta e cinco livros de prosa e poesia, de que a Alfaguara publicou: Pulp, Hollywood, A Mulher Mais Bonita da Cidade, Histórias da Loucura Normal, Mulheres, O Capitão Saiu Para Almoçar e Os Marinheiros Tomaram o Navio, A Sul de Nenhum Norte, Factotum,  Pão Com Fiambre, Notas de um Velho Nojento e Os Cães Ladram Facas.

O livro Notas de um Velho Nojento, de 296 páginas, está à venda por 17,70 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.