Nordeste Estreia Hoje

Nordeste

O espetáculo-percurso Nordeste, que cruza teatro, dança, vídeo e música, estreia hoje, dia 27 de maio, pelas 21h30, no Centro Histórico Miranda do Douro, «focado em elementos identitários de Trás-os-Montes – universo das Máscaras e Rituais ligados às festas de inverno e o universo das Danças dos Pauliteiros».

A evocação de culturas pré-cristãs, o culto ao sol e ao ciclo da terra, os rituais de iniciação e fertilidade, a celebração do misterioso, do oculto, das dimensões humanas mais selvagens e indomadas são alguns dos tópicos que abordamos de forma livre e poética.

Opção de partida foi também a de abordar os rituais e festividades tradicionais com um enfoque no futuro. Mais do que a sua celebração nostálgica, interessa-nos debater os processos de atualização das tradições e indagar o que reside no seu âmago que importa ser preservado. As questões da “recuperação” das festas, da patrimonialização de rituais e tradições, da turistificação de celebrações são temáticas que nos interessa refletir e debater.

O espetáculo Nordeste está agendado, ainda, para o dia 28 de maio, pelas 18h00, nas Duas Igrejas, em Miranda do Douro. Segue para o Jardim da Casa Facão, em Macedo de Cavaleiros, nos dias 10 e 11 de junho, pelas 21h30 e para o Centro Históricos de Vinhais, nos dias 9 e 10 de julho, às 21h30.

O espetáculo é de entrada livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.