Noite Europeia Dos Investigadores Celebra-Se A 30 De Setembro

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa foi o local escolhido para assinalar no dia 30 de setembro a Noite Europeia dos Investigadores, em Lisboa.

A edição deste ano é dedicada à “Ciência no dia-a-dia” e tem como missão sensibilizar os cidadãos para a importância da Ciência no quotidiano e na sua qualidade de vida, e o impacto que esta tem no desenvolvimento da sociedade, contando para isso com a participação de 200 cientistas.

A festa arranca pelas 18h00 e inclui cerca de 90 atividades, que vão decorrer entre o MUHNAC-ULisboa, a Praça do Príncipe Real e o Miradouro de São Pedro de Alcântara, terminando pelas 24h00, todas com entrada gratuita.

No MUHNAC-ULisboa será possível visitar as exposições e falar com os cientistas. Na exposição os Dinossauros que Viveram na Nossa Terra, os cientistas explicarão como estes fantásticos animais continuam presentes no nosso dia-a-dia. Os fãs do astros poderão ainda assistir a uma sessão no Plenário (com inscrição no local) e participar em atividades de observação do céu de setembro através de telescópios.

Entre o MUHNAC-ULisboa e o Miradouro de São Pedro de Alcântara, os visitantes podem participar em oficinas, atividades experimentais, debates, num café de ciência, num Quiz, assistir a demonstrações e a uma variada oferta cultural, que inclui uma “aula” de danças tradicionais europeias e um concerto no miradouro de São Pedro de Alcântara.

A NEI é uma iniciativa da Comissão Europeia que, em 2005, lançou a ideia de que cientistas e público – juntos – possam comemorar a ciência, numa noite por ano, através de uma série de atividades que decorrem em simultâneo pelas várias cidades europeias.

1 Comentário

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.