Noite Das Ideias Na Gulbenkian Com Conversas Pela Noite Dentro

“Falar, ouvir, conversar”. É este o desafio lançado na Noite das Ideias 2020, uma co-organização da Embaixada de França em Portugal, o Instituto Francês em Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que abre portas no próximo dia 30 de janeiro, entre as 18h30 e as 24h00.

Depois de uma conferência de abertura, este ano a cargo de Manuel Sobrinho Simões, médico e investigador, que falará sobre Natureza e Humanidade, às 19h00, no Grande Auditório, duas dezenas de participantes, portugueses e franceses, oriundos de várias áreas, vão abordar globalmente o tema “Ser e Estar Vivo”, através de conversas à volta do envolvimento dos cidadãos, da investigação e da produção científica e de questões morais e éticas.

Com este tema subdividido em três categorias – “O Envolvimento dos Cidadãos”, “Investigação e Produção Científica” e “As Questões Morais e Éticas” –, os participantes, entre os quais o escritor Erik Orsenna, o psiquiatra Rui Rocha Martins, a alpinista Christine Janin, os cientistas Hervé Cottin e Karina Xavier, o criador da plataforma “Patient Innovation” e detentor da Cátedra Gulbenkian para a Economia de Impacto, Pedro Oliveira, estarão presentes, entre outros, para intervenções de 20 minutos, diálogos entre si ou conversas com o público.

Durante o evento está também patente a mostra Art on Display. Formas de expor 1949-1969, patente na Galeria Principal do Edifício Sede, que estará aberta até às 23h00.

A noite termina com uma atuação do Coro Gulbenkian dedicada a Músicas do Mundo.

A entrada é livre nos eventos da Noite, embora sujeita à disponibilidade de lugares.
Haverá uma difusão streaming de algumas das intervenções nas redes sociais da Fundação Calouste.

O programa completo pode ser visto aqui.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorFat White Family Apresentam Dois Concertos Em Portugal
Próximo artigoO Avô Tem Uma Borracha Na Cabeça De Rui Zink Já Nas Livrarias

Leave a Reply