NewsMuseum É Candidato A Museu Europeu do Ano

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

O NewsMuseum, instalado em Sintra, é um dos museus nomeados ao prémio de Museu Europeu do Ano de 2017, do European Museum Forum (EMF).

Inaugurado em abril de 2016, em Sintra, nas instalações antes ocupadas pelo Museu do Brinquedo, o News Museum, concebido por uma equipa liderada por Luís Paixão Martins e pela agência de comunicação LPM, apresenta-se como um espaço moderno, interactivo, apelativo, didático e muito criativo, dedicado à história dos Media, nomeadamente em Portugal.

news-museum-018O museu é composto por 25 módulos temáticos, espalhados pelos três andares do edifício, e que aborda áreas como História de Portugal e do Mundo através da sua cobertura jornalística. Fala da rádio, da televisão, dos jornais e do digital, e sempre com uma forte componente interactiva.

Temas como a “Liberdade de Imprensa no Mundo”, as “Inquietações do Jornalismo de Guerra” (pelas vozes de Fernando Pessa ou de José Rodrigues dos Santos), a memória dos duelos mais mediáticos como Soares-Cunhal ou Pelé-Romário, relatos desportivos, a propaganda política, e muito mais, são alguns dos temas abordados ao longo das diversas salas do museu.

Entre as várias salas destaque para a iArena, com um ecrã touch com uma visão a 360°; para a “Torre Metálica” com 70 televisões ligadas aos principais canais de notícias de todo o mundo (A Pirâmide de Babel); mais de 275 títulos de notícias projetados por hora, em tempo real, numa autêntica “Cascata” da atualidade; uma experiência de Realidade Virtual que obriga o visitante a “entrar” e a vivenciar o acontecimento in loco; experimentar falar aos microfones da rádio ou em frente a uma câmara de televisão, entre outras experiências verdadeiramente únicas.

Tudo isto fazem deste museu um espaço dinâmico e convidativo, podendo ser visitado de abril a setembro, das 9h30 às 19h00; e de outubro a março, das 9h30 às 18h00. Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local e custam 4 euros dos 7 aos 17 anos e 8 euros para os adultos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.