Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Serviu de inspiração a Walt Disney para a criação do célebre Castelo da Cinderela. Construído por Luis II da Baviera (1845-1886), no século XIX, o castelo de Neuschwanstein é, na realidade, o mais próximo que podemos ir em matéria de sonho e fantasia.

A obra nunca chegou a ser totalmente concluída, mas o seu mentor, também conhecido como Ludovico, o Rei Louco chegou a habitar o palácio durante 172 dias.
Situa-se num magnífico cenário montanhoso e tem como pano de fundo os Alpes da Baviera. Schloss Neuschwanstein significa “Novo Cisne de Pedra” nome dado em homenagem à famosa ópera Lohengrin do compositor alemão Richard Wagner, que Luis II tanto admirava. Imponente por fora, oculta grande riqueza no interior. Objetos dourados, mosaicos, lustros e espelhos são usados de forma excessiva, ostentando todo o luxo e riqueza.

Neuschwanstein_05A mistura de estilos bizantino, barroco e romântico fazem deste um espaço singular. Dotado da mais avançada tecnologia à época, possui uma rede de luz elétrica, o primeiro telefone móvel da História (com cobertura de 6 metros) e um sistema de campainhas elétricas, com o qual era possível chamar os serviçais a partir de qualquer quarto, entre outras curiosidades. Outra das grandes excentricidades é a gruta artificial, entre a sala de estar e o escritório, espécie de refúgio privado do rei que remete para o seu interesse pelo universo Wagneriano.

O castelo de Neuschwanstein fica a duas horas de Munique, de comboio. O destino mais próximo é Füssen, de onde partem com regularidade autocarros para Hohenschwangau. Nesta pequena localidade de apoio turístico encontra-se a bilheteria de acesso aos Castelos (de Neuschwanstein e de Hohenschwangau) , para além de inúmeros espaços comerciais, de alojamento e restauração.

A subida ao castelo em si pode ser feita de autocarro (fora de serviço no dia em que o visitámos devido à neve), charrete ou a pé (uma caminhada ascendente de cerca de 40 minutos). O acesso ao castelo tem horário exato de entrada e a visita é feita com acompanhamento de guia.

O castelo pode ser visitado de outubro a março entre as 10h00 e as 16h00 e de abril e a outubro das 09h00 às 18h00. O bilhete de acesso custa 12 euros  (gratuito para menores de 18 anos). O bilhete combinado de acesso ao aos castelos de Neuschwanstein e Hohenschwangau custa 23 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.