Neste Natal: Jante, Ceie ou Almoce Fora de Casa – Veja Aqui as Nossas Sugestões

A tradição já não é o que era e seja por convicções religiosas ou simplesmente práticas, há quem opte por fazer a consoada de Natal fora de casa. A questão que se põe é “quais os restaurantes que estão abertos no Natal?”

São já muitos os que oferecem soluções para a consoada e dia de Natal, pelo que pudemos apurar e aqui partilhamos. Celebrar a quadra natalícia num hotel, com família e amigos, é também, cada vez mais uma tendência.

Lisboa

adlib_natalO AdLib (restaurante do hotel Sofitel Lisbon Liberdade) celebra o Natal com glamour e sofisticação. Na ceia de Natal, o Chefe Daniel Schlaipfer propõe várias iguarias: Amuse bouche; Duo de perdiz e foie gras com marmelo; Crème de Castanhas, Baileys e trufa preta; Bacalhau fresco ao vapor, vieiras, espuma de yuzu e pequenos legumes; Bife de lombo Black Angus, Camarão Carabineiro e batata confitada; Semifrio de chocolate 70%, pera com especiarias e frutos vermelhos; Macarons e petits fours. Este menu tem um custo de 75 euros (37,50 euros crianças até aos 12 anos). Para o dia 25, o AdLib sugere um brunch em família, com diversas propostas sofisticadas que aliam a tradição portuguesa (Caldo verde; Salada de bacalhau com grão e coentros; Salada de polvo com pimento assado; Bolinhos de bacalhau e rissóis); e a melhor gastronomia internacional com Mini quiches de alho francês; Salada de camarão com toranja e estragão; e Anti pasti com alho e ervas aromáticas. Também marcam presença o Bacalhau assado e confitado e o Borrego assado com ratatuille, batatinhas assadas e castanhas. As sobremesas típicas da quadra natalícia também não irão faltar. Este brunch de Natal custa 40 euros.

NH Campo GrandeO restaurante  do  NH  Campo  Grande  e  do  NH  Liberdade  oferecem  menus  de  natal  com ingredientes e sabores típicos da época natalícia, assinados pelo Chefe Rui Linhares, mediante reserva prévia. O  Menu 1 é composto por Sopa de Abóbora com ervas aromáticas e Mexilhões gratinados como entrada, seguido de Salmão com Soja e Açúcar Moreno ou Cabrito Assado no Forno, e para finalizar um delicioso Cheese Cake. No Menu 2, os clientes poderão ter Caldo Verde e Chocos Recheados como entrada, o tradicional Bacalhau mas com um twist, preparado com uma cebolada e espinafres ou Barriga de Porco Recheada com  demiglace e frutos silvestres. Para terminar,  o Chefe sugere Mini Ovos Moles. Há ainda um terceiro Menu que contempla Creme de Cenoura e Beringela recheada, seguido de Polvo à Lagareiro ou Rosbife com molho  demiglace e redução de vinho do Porto e Tronco de Natal. O  último Menu é composto por Caldo Verde, Bacalhau com Todos ou Peito de Perú Recheado com molho de castanhas, batatas assadas e creme de cenoura e, para um natal ainda mais doce, este menu encerra com um Pudim Flan caseiro. O preço dos menus varia entre os 20 e os 30 euros (bebidas não incluídas).

myriadNo  hotel  Myriad by  SANA Hotels,  o  Chef Frederic  Breitenbucher preparou um menus para os dias 24 e 25 de dezembro que será servido no River Lounge. Na  noite de consoada, o  menu inclui Terrina de foie gras de Pato, chutney de frutos secos e geleia de vinho do porto, Camarões salteados e seu creme com amêndoa, legumes crocantes e salada de ervas e, o prato principal é o típico Cabrito confitado, mil-folhas com azeitonas e legumes guisados com alecrim. O culminar da refeição dá-se com a sobremesa, Pannacotta e geleia  de champanhe Ruinart,  frutos  vermelhos  e sorbet de  framboesa.  No  dia  25  de dezembro,  o  almoço é  composto  por  um completo  buffet de  frios  com uma  seleção de saladas, sushi e ostras ao natural. A estes juntam-se 4 pratos quentes e sobremesas elaboradas pelo afamado Chefe pasteleiro Anderson Mioto. Mais tarde, o jantar de dia de Natal conta com propostas como Lagostim salteado, guisado de legumes e caldo de bivalves com coentros e Capão assado, crepinete com castanha e puré mona lisa com trufa. No final, está há um buffet de sobremesas natalícias. A consoada tem um custo de 55 euros, o almoço de natal 60 euros e por 50 euros pode jantar no Myriad no dia de Natal.

A noite de Consoada no hotel EPIC SANA Lisboa começa com um cocktail de boas vindas no Scale Bar, ao som do DJ convidado, seguido do jantar de Gala especialmente preparado pelo Chef Patrick Lefeuvre.  A ementa do jantar de dia 24 de dezembro é composta por pratos como Parfait de Foie Gras e geleia de vinho do Porto, confit de figos e canela, e Chartreuse de Lavagante, salada de pepino e baunilha com coulis de marisco. Para quem prefere peixe, o Robalo em vapor de citronela, emulsão de coco e  pack-choy salteada é uma opção, mas para os apreciadores de carne, o Chefe recomenda Lombo de charolês corado, gnocchi de limão e pecorino, salsifi glaciado e jus de pimenta. No final, a sugestão é de Cannelloni de chocolate, ganache de tangerina, pinhão esorbet de ginja.  Para  o  almoço do dia de Natal está  preparado um  buffet com influências orientais  e  pratos europeus.  Conte  com uma grande variedade de saladas,  uma selecção de mariscos, de sushi & sashimi, além dos pratos quentes como o Cherne em crosta de sal e molho de limão ou o Lombo de vitela em molho de Kumquat. Para terminar há um buffet com as sobremesas tradicionais da época, nacionais e internacionais. A ceia de Natal, sem vinhos incluídos custa 65 euros (32,50 euros para crianças entre os 3 e os 12 anoss, idade inferior a 3 anos é gratuito). O almoço de natal tem o valor de 50 euros por adulto, sem vinhos incluidos, para as crianças dos 3 aos 12 anos o custo é de 20 euros e é gratuito para idades inferiores a 3 anos.

100maneirasO Bistro 100 Maneiras celebra o Natal, no dia 24 de dezembro, a partir das 19h00. O menu exclusivamente concebido para esta data começa com o exclusivo Estendal do Bairro, seguido de Salmonete com arroz de espargos, Perna de cabrito com batata à padeiro e encerra com um Pudim de castanhas. O preço é de 75 euros por pessoa, sem bebidas.

No coração de Lisboa, o U Chiado também abre na véspera e dia de Natal. Têm um menu de Natal composto por Empada de perú assado, Tarte folhada de bacalhau com natas, Cabrito assado à portuguesa, parfait de batata, cremoso de cebolinhas e espinafres que completa com Doces de Natal (Arroz doce, Crocante de aletria, Sonho de abóbora) e Ovos Moles. A refeição custa 85 euros.

O Chefe Cláudio Pontes, do Restaurante Aviz em Lisboa, criou um menu de Natal disponível apenas por encomenda.  A carta natalícia do Aviz apresenta quatro entradas: Creme de Abóbora, Manteiga de Canela e Pinhões; Canja de Galinha Gorda, Aletria e Piso de Hortelã; Salmão Fumado com Funcho e Gengibre; e “Patê Maison” com Castanhas. Entre os pratos principais, a opção pode recair entre Bacalhau em Brandade e Alhada de Grelos; Bacalhau Assado com Broa, Batatinha Nova e Caldo Verde; Involtine de Porco e Frutos Secos, Alheira, Batatinhas e Espinafres; Peito de Frango do Campo e Farinheira em Filo, Esmagado de Batatas e Coentros; e Ballotine de Borrego de Leite, Batata Brava, Chalotas e Grelos. As sobremesas são as tradicionais mas sempre originais, pois então, como Sonhos de Abóbora, Fatias Paridas, Filhoses de Flor, Arroz Doce, Tronco de Natal Aviz, Bolo Rei Aviz, Creme de Leite Queimado e Sericaia. Este menu está disponível nas seguintes variações: Menu com três pratos à escolha (28 euros), Menu com quatro pratos à escolha (32 euros). Caso a opção incida sobre o prato de Borrego, acresce-se (4 euros). Em alternativa pode optar pelo serviço de Buffet de Natal Aviz, composto por Entrada, Prato Principal, Mesa de Doces, Mesa de Queijos e três saladas por 40 euros.

portugalia_belemSe o desejo no sapatinho é uma refeição descontraída, mas recheada de história e tradição, a Portugália Belém e a Portugália do Cais do Sodré estarão abertas no dia 25 de dezembro, para receber todos os clientes. O mesmo acontece com a Brasserie de L’Entrecôte, que abre as portas da sua casa mãe, no Chiado, no dia 25 de dezembro.

Na margem sul do Tejo, o Evidência Belverde Atitude Hotel dispõe de programas de Natal destinados a grupos com o mínimo de 20 pessoas. Dispõe de dois menus: o Menu Buffet “Tradição” (32 euros) e Menu Buffet “Atitude” (40 euros), ambos com uma grande variedade de entradas, saladas, pratos quentes e sobremesas. Entre as iguarias propostas pela Chefe Vitória Santos destacam-se o Strudell de Bacalhau Regado com Azeite de Moura, Polvo Assado no Forno com Batatinhas Bravas e Alecrim, Perú Assado no Forno com Pimentão do Reino e Cordeiro Assado com Pimenta do Reino e Figos Caramelizados.

Porto

O Hotel Crowne Plaza Porto, localizado na Avenida da Boavista, vai preparar Menus especiais para jantar (dia 24) e almoço (dia 25). As sugestões gastronómicas do Chefe Jorge Sousa passam pelo obrigatório prato de Bacalhau e a Vitela em crosta de ervas com molho de Cognac acompanhada por puré de espargos brancos na Ceia de Natal. Para o almoço de 25, o Chefe do restaurante Poivron Rouge propõe um Buffet tradicional com entradas frias e quentes, pratos tradicionais e sobremesas irresistíveis. O Hotel terá ainda momentos de showcooking na sala para preparação de Arroz malandro de bacalhau com línguas e de Peru recheado trinchado na hora. O preço da ceia de Natal no Poivron Rouge é de 65 euros e o Buffet de Almoço de Natal é de 60 euros por pessoa. Em ambos, as crianças até aos 4 anos têm refeição gratuita e dos 5 aos 12 anos pagam 50% do valor.

O hotel do Palácio das Cardosas apresenta as suas propostas para celebrar o Natal em pleno coração da Baixa do Porto. Para o jantar da noite de Natal, o Chefe Pedro Sequeira, do restaurante do hotel InterContinental Porto, desenhou um menu especial que inclui pratos de bacalhau e borrego. Para o almoço de Natal, a proposta é de Buffet com pratos frios e quentes onde se destacam o Cabrito de Trás-os-Montes assado com batata à Padeiro e o Bacalhau à lagareiro com batata a murro. O preço do Jantar Noite de Natal é de 65 euros e o Buffet de Almoço de Natal é de 50 euros por pessoa. Em ambos, as crianças até aos 4 anos têm refeição gratuita e dos 5 aos 12 anos pagam 50% do valor.

A combinação perfeita de aromas e sabores inspirados no Natal de todos os tempos pode ser vivida no Porto Palácio Congress Hotel & Spa, como dita a tradição, na Ceia e almoço dos dias 24 e 25 de dezembro. Assinalar a quadra num ambiente glamouroso e requintado com os sabores de sempre e a animação de Duo Musikando é a sugestão para juntar a família.

Para quem passa o Natal na cidade Invicta, o Porto Palácio Congress Hotel & Spa disponibiliza o Pack Classe Natal, um programa de alojamento que inclui estada de uma noite, pequeno-almoço buffet americano no Restaurante Madruga, parque de estacionamento e almoço ou Ceia de Natal. A proposta contempla um momento de relaxamento e tranquilidade com acesso ao Acqua Sensations do Porto Palácio Wellness & Beauty Lab. O preço da ceia de Natal é de 65 euros por pessoa, assim como o almoço de natal. O programa de alojamento em quarto executivo duplo tem um custo de 125 euros.

Algarve

A sul, no Praia Verde – Boutique Hotel, o programas de véspera de Natal é composto por dois momentos: o Menu Jantar (das 19h00 às 21h00) e a Ceia de Natal (a partir das 21h00). A primeira começa com Couvert “ À Terra”, seguindo-se Foccacia de figo e tomilho caseiro, pate de cenoura e coentro, azeitonas marinadas a moda Algarvia e Terrina de mousse de pato, chutney de laranja, brioche de trufa. De prato principal, pode optar entre Lombo de Bacalhau no forno de Lenha com crosta de amêndoas, abobora grelhada e espinafre do campo ou Peito de Peru recheado com ervas e tapenade de azeitonas, couve Bruxelas com presunto tostado, molho de arandos. Para sobremesa propõe-se Mousse de chocolate com especiarias, espuma de baunilha e gengibre, sorvete de framboesas. Na fase seguinte, de Ceia de Natal, os clientes têm à disposição Doces Natalícios do “Mundo” e Caldo Verde. O programa tem um custo de 38 euros (bebidas não incluídas).

O Novotel proporciona aos seus clientes festas de requinte, com menus de sabores únicos idealizados pelo Chef Giuseppe Della Monica. As unidades de Lisboa, Setúbal e Porto Gaia propõem aos seus clientes, para a noite da Consoada, um menu buffet que inclui entre outras iguarias, shots de sapateira com camarão, mousseline de salmão e vieira, pato em Bella Vista, ensopado de cabrito, bacalhau à Novotel com legumes a vapor, peito de galo capão recheado com cèpes e maçã. Não faltarão os tradicionais doces natalícios nacionais e internacionais (37 euros por pessoa. Para o dia de Natal, as unidades da Novotel propõem um menu que inclui Aveludado de frango e camarão, mil-folhas de legumes grelhados e escabeche de salmão, filete de bacalhau, costina de borrego com puré de batata e alcachofras com redução de vinho tinto e semifrio de mascarpone e abacaxi fazem parte das iguarias propostas (27 euros por pessoa).

De forma a tornar a sua noite de Natal única, o grupo Vila Galé disponibiliza um menu tradicional, que conjugado com a decoração, procura remeter para o aconchego do lar. Se optar por qualquer um dos hotéis de 4 estrelas Vila Galé, encontrará no serviço À carta, entre outras sugestões, o lombo de bacalhau assado e batatinhas com azeite, alho e grelos salteados e, nas sobremesas, as rabanadas com molho de mel e amêndoas. Já no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, há um menu à carta no qual se destacam os lombos de bacalhau confitado com cebola e tomilho, batata salteada e grelos e, nas sobremesas, entre outros, um merengue de framboesas em molho de frutos silvestres.

Por Tânia Fernandes e fotos de António Silva e Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.