Natal na Baixa de Lisboa

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

natal_lx08Luz e muita animação estão a atrair milhares de pessoas à Baixa de Lisboeta nesta quadra natalícia. As luzes voltaram a acender no Terreiro do Paço, com projeção de vídeo mapping e animação multimédia nos históricos edifícios. Na Avenida da Liberdade, a rodear o presépio há mercado, inaugurado este sábado, com Coro de Natal.

Circo de Luz é o nome do espetáculo multimédia projetado diariamente no Terreiro do Paço, até ao dia 25 de dezembro. Nuno Maya e Carole Purnelle são os autores do trabalho, que tem assinatura do atelier O CUBO. Participam nesta apresentação Nuno Markl, que dá a voz ao Corvo, o mestre de cerimónia deste Circo e os Deolinda, que criaram um tema original subordinado ao Natal para encerramento deste espetáculo. São vinte minutos de entretenimento que trazem a magia do circo às paredes da praça histórica da capital. “É um número sem igual, de beleza fenomenal!” vai anunciando o mestre de cerimónias. Malabaristas, trapezistas, equilibristas, mágico e homem bala são as atrações deste circo virtual, cujos números, nem sempre bem sucedidos, têm a vantagem de divertir os que a eles assistem. E quando o mágico de serviço dá vida às estátuas do Arco da Rua Augusta, recorrendo a uma sequência de imagens que já haviam sido projetadas durante a abertura de acesso ao público ao monumento, o mestre não deixa passar momento sem o mordaz comentário “um número de grande criatividade, mas já não é novidade”.

Estão previstas sessões até ao dia 25 de dezembro, de segunda a sexta-feira, às 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00. Aos sábados, domingos e dia 25 de dezembro, há, para além destas, uma sessão às 18h00. Dia 24 de dezembro há uma sessão única às 18h00.

Na Avenida da Liberdade – Passeio Público há também um mercado de Natal, onde é possível encontrar lembranças de artesanato nacional, que pretende também ser local de convívio. O passeio ou a maratona de compras têm aqui local de pausa, com possibilidade de recarregar baterias com doces tradicionais acompanhados de café, chocolate quente ou mesmo a ginginha de Óbidos e pode ainda ver o presépio do Passeio Público.

O espírito de Natal está bem vivo na Baixa Lisboeta. Animação é o que não falta neste grande espaço comercial a céu aberto.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.