Natal 2019: Vamos Ajudar A Fomentar O Gosto Pela Leitura?

E como o Natal está cada vez mais perto, começa a corrida de última hora para comprar os presentes para a família e, neste campo, os mais pequenos são particularmente exigentes. Até porque, se se tiverem portado bem, têm argumentos para fazer valer os seus pedidos. E nada melhor do que lhes oferecer um presente didático e lúdico! Nada melhor do que aproveitar as férias de natal para folhear e ler um livro. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

Começamos as nossas sugestões pelos mais pequenos, da Nuvem de Letras, As Emoções Do Gastão, de Aurélie Chien Chow Chine.

Estou Triste, Estou Zangado, Estou Com Medo, Estou Envergonhado, com exercícios de respiração, para ajudar a lidar com as situações.

O Gastão não é um unicórnio qualquer. A sua crina arco-íris muda de cor consoante as emoções! «As Emoções do Gastão» é uma coleção de histórias para aprender a identificar e a gerir as emoções.

Cada livro tem 32 páginas e estão à venda por um preço aproximado de 7,70 euros, cada.

Clara – Livro 3: A Caça ao Tesouro, de Émile Chazerand e Amandine Piu, da Booksmile

Clara é uma coleção de estórias simples e repletas de ilustrações coloridas.
A protagonista é uma menina de cerca de 5/6 anos que vive as situações normais de qualquer criança dos nossos dias. Sonha, brinca, apanha piolhos, tem medos, alegrias e alergias, chateia-se com os pais, faz as pazes…
Mas a Clara tem um dom muito especial: ela fala a língua de todos os animais! Será mesmo verdade? A Clara e os amigos decidem fazer uma caça ao tesouro. Mas enquanto todos escavam e procuram, a Clara tem uma ideia melhor: talvez a Toupeira consiga ajudá-la, em troca de uma casa novinha em folha. Mas será que a Toupeira sabe mesmo onde se esconde o tesouro?

O livro tem 32 páginas e está à venda por um preço aproximado de 9,39 euros.

Porque Não Dormem Os Gatos? de Fernanda Freitas, com ilustrações de Sérgio Condeço, editado pela Nuvem de Letras.

Um livro que ensina os mais pequenos a encontrar o sono perdido. Quando os gatos não conseguem dormir, tem de haver uma razão! Aprende, também tu, as regras para dormir bem. Esta noite, não há maneira de os gatos adormecerem. E ninguém sabe muito bem porquê!

O livro tem 32 páginas e está à venda por 12,90 euros.

Ainda da Nuvem de Letras, chega-nos o livro Sem Abrigo de Maria Inês Almeida e José Almeida de Oliveira, com ilustrações de Cátia Vidinhas.

A vida dos sem-abrigo vista pelos olhos de uma criança. Um livro ternurento e inquietante para despertar consciências.
Quando eu era pequenino, via pessoas a dormir na rua e achava que estavam ali, noite após noite, porque gostavam muito de olhar para as estrelas. Afinal, descobri que são pessoas como nós, que só querem uma casa, um emprego, uma vida nova.
Espero que, um dia, possam olhar para o céu pela janela de uma casa que seja sua. Porque acredito no Mundo e no coração das pessoas.

O livro, de capa dura e com 32 páginas, está à venda por 13,90 euros.

Da Jacarandá Editora, chega-nos mais um fantástico livro para ler e reler Não Tens Nada Para Fazer?, de Rocio Bonilla.

Lembram-se da Minimoni do livro De Que cor é um Beijinho?? Neste livro está mais crescida! Agora, para além de pintar, gosta de fazer muitas outras coisas – brincar com os amigos na escola dos crescidos, ler na biblioteca, jogar hóquei e passar tempo na companhia da avó.
Mas… aos domingos não tem nada para fazer e fica muito aborrecida… ou talvez não!

O livro tem 32 páginas e está à venda por 11,90 euros.

Para crianças a partir dos 6 anos,sugerimos Artur E As Pessoas Muito Apressadas, de Nadine Brun-Cosme, com ilustrações de Aurélie Guillerey, com a chancela da Fábula.

Todos os dias, o Artur tem de se despachar a fazer tudo. O pai, a mãe, o professor e a auxiliar da escola dele estão sempre cheios de pressa!Assim correm os seus dias, rodeado de pessoas muito, muito, apressadas. Até que, certa manhã, o Artur tem finalmente a oportunidade de fazer as coisas ao seu ritmo…

O livro tem um custo de 12,99 euros.

O Meu Coração, de Corinna Luyken com edição Fábula.

O meu coração é uma janela,é um escorrega para eu deslizar.
Tanto pode estar fechado como aberto de par em par.
O nosso coração não está sempre igual.
Quantas emoções nele cabem?

Com ilustrações e palavras bonitas e delicadas, a autora premiada Corinna Luyken, de O Livro dos Erros, leva os leitores a pensar no seu próprio coração e na importância do amor por si e pelos outros.

Um livro com algumas sombras e muita luz.

O livro tem 40 páginas e está a venda por 13,50 euros.

Da Nuvem de Tinta, chega-nos Unicórnio Dourado: Segredos E Lendas, de Selwyn E. Phipps.

Este livro oficial revela-nos vários segredos e lendas que estão por trás destas majestosas criaturas. De Londres a Nova Iorque, dos Himalaias aos mares do Mediterrâneo, deixa-te encantar pelas histórias das pessoas que tiveram a sorte de as avistar

O livro é de capa dura e tem 128 páginas. Está à venda por 16,90 euros.

Ainda da Nuvem de Letras, chega-nos outra história de unicórnios. Bia E O Unicórnio Na Tempestade Mágica, de Dana Simpson.

Nem todas as tempestades são o que parecem. E o pior é quando deixam a Pureza de Narinas Celestiais sem magia! Vem descobrir como é que a Bia e o Unicórnio desvendam este mistério. OS UNICÓRNIOS EXISTEM! E são óptimos amigos, Mas também um bocado snobs.

O livro tem 160 páginas e está à venda por 13,90 euros.

Também da Nuvem de Letras, chega-nos uma estória sobre uma menina que quer ser astronauta. É a Sarita Rebelde Quer Ser Astronauta, de Lúcia Vicente, com ilustrações de Cátia Vidinhas.

A Sarita é uma menina muito curiosa e decidida que adora experimentar coisas novas. Só não gosta nada que lhe digam o que as meninas podem ou não fazer.
Na escola, chegou o dia das profissões e a Sarita, que já quis ser pastora e vendedora de gelados, médica e arqueóloga, decidiu finalmente que quer mesmo é ser astronauta.
Mas nem todos concordam que isso seja possível… Será que a Sarita poderá ser astronauta?

O livro, de capa dura, tem 24 páginas e um custo de 9,90 euros.

Da mesma coleção – Sarita Rebelde no Recreio.

A Sarita passou o Verão inteiro feliz e contente a jogar à bola com os primos. É um ponta-de-lança incrível, não há golo que não marque! No entanto, na escola, nem todos acreditam que uma rapariga possa jogar assim tão bem e não a deixam fazer parte de nenhuma equipa# Será que a Sarita vai conseguir convencer os colegas a deixarem-na mostrar o que vale no campo de futebol?

O livro, de capa dura, tem 24 páginas e um custo de 9,90 euros.

E da coleção Diário De Uma Miúda Como Tu chega-nos o 3º volume – Regresso Às Aulas, de Maria Inês Almeida, com ilustrações de Manel Cruz, da editora Nuvem de Letras.

As férias estão a acabar. E agora?! MEDO… MUITO MEDO! A Francisca já ouviu falar do que a espera no 5.º ano. Escola maior, amigos novos, muitos professores, imensas disciplinas… Mas nem tudo é como ela imaginava.

O livro, de capa mole, tem 192 páginas e está à venda por 11,50 euros.

E para aqueles miúdos que gostam de histórias de detetives, temos Puto Detetive: As Aventuras de Rory Branagan – O Grande Golpe, de Andrew Clover, com ilustrações de Ralph lazar, da Porto Editora.

Olá.
Eu sou o Rory Branagan. E sou um detetive!
Esta semana fizemos uma festa na escola. E foi espetacular!
Tivemos insufláveis, lutas e um dragão-de-komodo! Ganhámos muito dinheiro mas… fomos roubados!
Agora vou descobrir quem nos roubou. Ai não, que não vou!

O livro, de capa mole, tem 336 páginas e está à venda por 13,30 euros.

Para aqueles que já leem sozinhos, deixamos outras sugestões:

Da Coleção Geronimo Stilton, e da Editorial Presença, temos Mistério dos Elfos
e a Caça ao Livro de Ouro, ambos de Geronimo Stilton, com tradução de Carlos Grifo Babo.

Em o Mistério dos Elfos, que dia de doidos no Diário dos Roedores! Montes de contratos para assinar, manuscritos para ler, artigos para escrever… e depois de tantas horas de um trabalho duríssimo, adormeci com a cabeça em cima da secretária e vi-me inesperadamente numa fábrica de brinquedos no Pólo Norte! Naquela noite, esperava-me uma misteriosa surpresa… Vocês nem conseguem imaginar!

O livro, de capa mole, tem 128 páginas e está à venda por 9,95 euros.

Em a Caça ao Livro de Ouro, tudo começou quando o avô Torcato me pediu que escrevesse um livro especial: O Livro de Ouro… E, como sabem, a ele não se pode dizer que não! A partir desse momento aconteceu-me de tudo: primeiro, faltou-me a inspiração, depois roubaram-me o computador com a única cópia do livro… que aventura de cortar a respiração!.

O livro, de capa mole, tem 128 páginas e está à venda por 9,95 euros.

Da Porto Editora chega-nos uma estória da Idade do Gelo –
O Monstro Que Veio Do Gelo, de David Walliams, com ilustrações de Tony Ross.

Em 1899, Elsie, uma órfã que vive nas ruas da Londres vitoriana, ouve falar do misterioso Monstro do Gelo – um mamute lanudo de 10 000 anos, encontrado e capturado no Polo Norte. A curiosidade ataca e a menina faz tudo para saber mais sobre ele. E não tarda a dar de caras com a criatura, sentindo de imediato um enorme afeto por ela.
Elsie embarca na aventura da sua vida, partindo de Londres e atravessando o alto mar, para ajudar o mamute a regressar a casa.
Na maior e mais épica aventura de sempre, David Walliams mostra que há heróis de todos os tamanhos e feitios.

O livro, de capa dura, tem 496 página. Está à venda por 15,50 euros.

Da coleção Filmes de Todos os TemposKaraté Kid, da Porto Editora.

Encerar, polir! O filme que todos conhecem é agora um livro ilustrado para toda a família! Quando o jovem Daniel é alvo de bullying, o seu vizinho, o Sr. Miyagi, aceita treiná-lo para um torneio de karaté. Mas por que razão o Sr. Miyagi obriga Daniel a encerar os seus carros, a lixar o seu deque e a pintar a sua casa? Será que Daniel conseguirá algum dia dominar a arte do karaté?

O livro é de capa dura, tem 48 páginas ilustradas e está à venda por 12,90 euros.

E para terminar, Veloz Como O Vento, de Gine Victor, com tradução de Herberto Helder, da editora Ponto de Fuga.

A história verídica de Kumbo, filho adotivo de um chefe mongol, e do seu cavalo negro selvagem, Veloz como o Vento, valeu à escritora belga Gine Victor, em 1960, o Prix Jeunesse, atribuído em França ao melhor livro para jovens. A tradução portuguesa original, que a presente edição recupera, foi assegurada pelo poeta Herberto Helder, cujo estilo inconfundível se reconhece na prosa arrebatadora desta empolgante aventura.

O livro é de capa dura e tem 168 páginas. Está à venda por 14,40 euros.

Boas Leituras e Boas Festas!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.