Natal 2016: Consoada Fora De Casa Na Região De Lisboa

Manda a tradição que se passe o Natal em família, a ceia com o habitual bacalhau, couves e batatas, e o almoço normalmente com um faustoso peru, mas a tradição já não é o que é, nem os gostos, e de certa forma nem as famílias, e é a pensar nestes novos tempos e gostos que vários restaurantes, e restaurantes de hotel criaram menus especialmente para a quadra e nós deixamos-lhe aqui algumas sugestões mesmo a tempo de marcar o seu jantar de dia 24 de dezembro.

Restaurante ZambezeEm Lisboa, perto do Castelo de São Jorge e com vista para o Tejo, o Restaurante Zambeze preparou duas ementas especiais para o Natal: O Menu Brilho e o Menu Luz.

O Menu Brilho – com opção mix de entradas (Chamuças, Pataniscas de bacalhau, Folhadinhos de salsicha, Paté de azeitonas, Manteigas simples e compostas e Azeite com vinagre balsâmico); sopa – Creme de Alho Francês; um prato de peixe – Lombo de bacalhau em crosta de amêndoa com esmagado de batata ou um de carne – Peito de perú com molho de castanhas e arroz selvagem; e buffet de doces e frutas por 30 euros ou 35 euros (com prato de carne e peixe). A acompanhar água com e sem gás, refrigerantes, cerveja de pressão, Vinhos branco e tinto Casa da Ínsua (1/2 garrafa por pessoa), Café ou chá).

A segunda opção é o Menu Luz – com mix de entradas – Chamuças, Bolinhos de bacalhau, Folhadinhos de alheira, Paté de azeitonas, Manteigas simples e compostas e Azeite com vinagre balsâmico; sopa – Creme de abóbora com croutons; peixe – Arroz de Polvo ou carne – Cabrito assado com migas de feijão preto e batata dourada; e Buffet de doces e frutas por 35 ou 40 euros (com dois pratos).A acompanhar água com e sem gás, refrigerantes,cerveja de pressão, Vinhos branco e tinto Casa da Ínsua (1/2 garrafa por pessoa), Café ou chá). As reservas podem ser feitas por telefone.

Se optar por um hotel, e está por Lisboa ou pelo Estoril, então a nossa sugestão recai nos requintados Hoteis InterContinental do Estoril e de Lisboa, que apresentam vários tipos de ementas, indo ao encontro de todos os gostos, quer os tradicionais, quer daqueles que não gostam nada da “típica” ceia de Natal. As  ementas são completas, não tendo sido posta de lado nenhuma iguaria desta quadra. No restaurante /bar Atlântico do Hotel Intercontinental do Estoril  o menu tem como entradas Foie gras com brioche com redução de Vinho do Porto e uvas salteadas, Ostras ao natural com limão e vinagrete de chalotas e ainda Carpaccio de bacalhau fresco com rúcula e azeitonas. A ementa da consoada continua com os pratos principais, sendo que  o prato de peixe tem como figura principal o tradicional bacalhau, mas com uma confecção de Chefe muito apelativa: Lombo de bacalhau confitado sobre migas de batata ao alho, grelos e tapenade, e mantendo o registo das tradições o Hotel Intercontinetal apresenta Polvo grelhado com óleo de chouriço e legumes assados com pimentão fumado. O prato de carne consiste em Chuleton de boi maturado com duas guarnições à escolha. Porque os doces representam o pecado da gula nesta época, as sobremesas serão Creme de Arroz doce com frutos vermelhos e Duo natalício (sonhos e rabanada com redução de vinho). Preço sob consulta. A consoada no Hotel Intercontinental do Estoril inicia-se ás 19h00 e termina ás 23H30.

Já o Intercontinental Lisboa convida a “Realize os  seus desejos de natal num local especial.”A ementa  servida no restaurante AKLA, vai de encontro ao seu anúncio para fazer deste um Natal diferente. Para entradas serão servidos Raviolis de alho e amêijoa e Consommé à bulhão pato, no prato de peixe aguarda-se o tradicional Bacalhau e no de carne Coxa de Javali confitada, castanhas, cebolinhas e cogumelos a sobremesa será  “Floco de Neve”. Esta ceia de natal será acompanhada por vinho branco selecção InterContinental,  Vinho tinto selecção InterContinental, água, refrigerantes e sumos naturais e ainda café ou chá. Toda a ceia terá a animação de músicos convidados. Valor de 70 euros (Crianças dos 6 aos 12 anos têm redução de 50%). A ceia decorre da 19h00 às 22h30. Se procura outro tipo de pratos o Chefe também pensou em si e planeou algumas propostas alternativas, como Creme de Castanhas, ou Risotto de Pato, e Mousse de Canela para rematar, é só consultar a carta. As reservas devem ser feitas diretamente junto das respetivas unidades.

hilton_09Ainda em Lisboa, destacamos o Double Tree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park abre as portas aos interessados em celebrar duas das épocas mais especiais do ano.

Para celebrar a Consoada, a Chefe Paula Carção sugere uma entrada de Queijo de Cabra Quente com Gelado de Figo, Alfaces Variadas e Vinagrete de Citrinos, seguido de um Clássico Mil-Folhas de Bacalhau com Todos como prato principal e Buffet de Sobremesas Natalícias. Esta oferta está disponível por 38 euros por pessoa, com bebidas incluídas.

vila_gale_poetas (7)Outra sugestão recai sobre os hotéis Vila Galé, que apresentam uma grande variedade de menus, dependendo de qual o hotel escolhido. As unidades de quatro estrelas propõem na sua carta Creme de agrião e menta com crostini de queijo fresco e laranja, Lombo de bacalhau fresco em espinafres com molho de açafrão e azeitonas pretas ou Escalope de peru com alheira, batata sauté e feijão-verde em azeite de frutos silvestres. Para sobremesa haverá Mexidos de Natal e rabanadas com molho de mel e amêndoas. A mistura do tradicional e da novidade  parece resultar numa ementa cuidada e  muito saborosa.

Se pretende celebrar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, uma unidade de cinco estrelas, então vai poder contar com uma ceia de natal que não perdendo o tradicional, lhe incorpora o conceito gourmet  Por isso, o cardápio apresenta Chèvre gratinado em salada de beterraba assada como entrada, seguindo-se Lombos de Bacalhau confitado com cebola e tomilho, batata salteada e grelos ou Rolinhos de Peru recheados com espinafres e queijo creme em mousse de castanhas e molho de groselhas. Para finalizar as sobremesas serão Brisa do Liz em creme de leite caramelizado e Fatias do Bispo em leite doce de arroz.

Saia, em família ou com amigos, tenha uma boa e agradável Consoada, sugestões é que não faltam. E Boas Festas!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.