Napoleão Vem Aí! De Domingos Amaral Nas Livrarias

Napoleão Vem Aí!, do jornalista e escritor Domingos Amaral, com selo Casa das Letras|LeYa, já se encontra disponível nos escaparates das livrarias nacionais, num mês em que se assinala o bicentenário da morte do imperador francês.

Durante a primeira invasão francesa, a possível vinda de Napoleão a Portugal, após a fuga de Dom João VI para o Brasil, precipita uma grave crise no casamento de Ana e Miguel, que provoca a morte da primeira. Crime ou suicídio? Tal como a nação portuguesa, Ana e Miguel sofreram uma provação terrível, pois ele apoiava os ingleses e ela foi amante de vários franceses. Considerada uma traidora à pátria, terá Ana sido morta por um patriota ou será Miguel, o marido enganado, o principal suspeito, como acusa o general Galopim, pai de Ana?

Em setembro de 1808 e após a derrota dos exércitos de Napoleão na batalha do Vimeiro, o general Junot já deixou Lisboa, mas Miguel descobre que Ana planeava fugir para França, acompanhando a sua grande amiga, a Condessa da Ega, e o seu secreto amante francês. Terá Ana amado o sanguinário general Loison, o célebre Maneta? Terá sido enfeitiçada por um vergonhoso ladrão de igrejas como o general Kellerman? Ter-se-á deslumbrado com o sanguinário Príncipe de Salm, a quem poucos viram a cara? Ou apaixonou- se por Junot, o excêntrico Duque de Abrantes, cuja ambição era ser rei de Portugal? Abalado, Miguel tenta reconstituir os acontecimentos que precipitaram aquele mórbido desfecho e recorda as visitas ao seu palacete da Condessa da Ega, partidária dos franceses; de Charles BonHomme, médico de Josefina, mulher de Napoleão; ou de Frei António, um famoso frade que cantava o Bendito enquanto matava gauleses. Quem precipitou a morte de Ana, cuja alma era torturada pelas visões de um homem que segurava um ovo e garantia o regresso de Dom Sebastião?

Domingos Amaral nasceu em 1967, formou-se em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, onde é atualmente professor da disciplina de Economia do Desporto (Sports Economics). Tem um mestrado em Relações Económicas Internacionais, pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Foi jornalista e cronista em várias publicações, sendo atualmente responsável da Escola Ave Maria em Lisboa. Até ao momento tem 12 romances publicados, todos na Casa das Letras.

O livro, de 336 páginas, está à venda por 17,90 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.