Música Do Período Barroco Nas Igrejas De Almada E Cacilhas Com Entrada Gratuita

Decorre entre 30 de setembro a 27 de outubro, nas igrejas do Centro Histórico de Almada e Cacilhas o IX Festival Os Sons de Almada Velha. Os concertos têm lugar aos sábados (excepto dia 30 de setembro), ao final do dia. Permitem, aos interessados, não só assistir a concertos de música erudita como também conhecer melhor parte do património religioso do concelho de Almada.

Nesta edição atuam duas dezenas de músicos portugueses, com presença nos circuitos nacionais e internacionais. Oferecem um programa focado essencialmente em repertório do período Barroco.

O concerto de abertura do festival está a cargo de Camerata Musaicaensis, uma formação coral especialmente criada para este festival, que vai interpretar, na igreja do Seminário Maior de São Paulo, Ludovico da Viadana, padre franciscano e compositor italiano de 1560.

Ludovice Ensemble, um dos grupos portugueses especialmente dedicados à música dos séculos XVII e XVIII, com reconhecida carreira internacional, apresenta, na Igreja de Santiago, algumas obras de François Couperin, um dos maiores vultos da história musical barroca europeia.

De destacar ainda os dois concertos com solistas os Pedro Meireles, na Ermida de São Sebastião, e Sérgio Carolino, na Igreja da Misericórdia, este último considerado o melhor tubista do mundo.

A encerrar Os Sons de Almada Velha, o quinteto de metais GMS, formado há quase 30 anos, apresenta, na igreja de Cacilhas, uma alusão à época que precedeu a atribuição a Almada de um novo foral por D. Manuel I (1513).

O Festival Os Sons de Almada Velha é organizado pela Câmara Municipal de Almada, com o apoio da NovaAlmadaVelha – Agência de Desenvolvimento Local e direção artística da Associação Cantabilefest.

A entrada é livre.

Programa Completo

30 de setembro (domingo) – 19h00 – Igreja do Seminário de São Paulo – Camerata Musaicaensis

6 de outubro (sábado) – 19h00 – Igreja de Santiago – Ludovice Ensemble

13 de outubro (sábado) – 19h00 – Ermida de São Sebastião – Pedro Meireles (Violino e Viola de Arco)

20 de outubro (sábado) – 19h00 – Igreja da Misericórdia – Sérgio Carolino (Tuba)

27 de outubro (sábado) – 19h00 – Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso – GMS – Quinteto de Metais

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.