Museu Vista Alegre Apresenta Exposições Temporárias Inspiradas Na Ilustração

O Museu Vista Alegre, em ílhavo, reaberto ao público recentemente, apresenta durante o verão quatro exposições temporárias dedicadas e inspiradas na ilustração e no desenho, que podem ser visitadas até 31 de agosto.

Duas das mostras têm por base o trabalho do caricaturista e cartonista António, que colabora com a Bordallo Pinheiro (empresa de faianças do mesmo grupo que a Vista Alegre). Figuras, Figurinhas e Figurões é composta por 22 cartoons da sua autoria, escolhidos entre os mais significativos dos dois mil publicados no jornal Expresso durante os últimos 40 anos.

Já a segunda mostra tem por título Figurões, e apresenta a colecção produzida pela Bordallo Pinheiro a partir de desenhos de António, e que inclui figuras como o Papa Francisco, Eusébio, Mário Soares, Angela Merkel e o Presidente Obama.

Dedicada à ilustração, é a mostra Outro Modo de Ler, que reúne nomes de grandes ilustradores portugueses e pretende ser sobretudo um espaço de descoberta e de convite à leitura. Esta exposição destaca o crescimento e projecção nas duas últimas décadas da ilustração nacional, que atingiu uma forte reputação internacional.

Por fim a ILUSTRARTE – VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância (que esteve patente este ano na Central Tejo em Lisboa), e que apresenta obras de consagrados ilustradores e novos criadores do mundo da literatura infantil ilustrada, escolhidos entre trabalhos de mais de 1700 ilustradores de 72 países, que concorreram a esta edição. Destaque ainda nesta mostra, para um núcleo dedicado à obra do francês Serge Bloch, considerado como um dos grandes autores da ilustração e design internacionais contemporâneos.

Ambas as exposições refletem a ligação da marca Vista Alegre à ilustração, nomeadamente na coleção 1+1=1, que associa a porcelana Vista Alegre a escritores e ilustradores e a 2 Ilustradores Internacionais, esta resultante de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte.

Estas exposições pretendem dar a conhecer e homenagear o papel que a ilustração assumiu, ao longo dos últimos anos na produção da Vista Alegre (para além do seu evidente papel e ligação na produção da Bordallo Pinheiro), e podem ser vistas gratuitamente até 31 de agosto, de segunda a domingo, das 10h00 às 19h30, no Museu Vista Alegre, no complexo da Vista Alegre, em ílhavo.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.