Museu Nacional dos Coches Inaugurado Com Pompa e Circunstância

Reportagem de Alexandra Gil (Texto e Fotos)

museu_coches4Decorreu na sexta-feira ao fim da tarde, a inauguração oficial do novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. A cerimónia, que antecedeu a abertura ao público, contou com cerca de três mil convidados e a presença do Presidente da República, da Presidente da Assembleia da República, do Primeiro-Ministro e ainda do Secretário de Estado da Cultura.

A Charamela Real marcou o início da solenidade, que inclui desde logo o discurso da diretora do museu. Silvana Bessone fez uma pequena retrospetiva da história do espaço museológico, passando a palavra a Jorge Barreto Xavier.

O Secretário de Estado da Cultura enalteceu o valor da cultura, referindo o efeito que esta tem “na sociedade, na educação, na economia, no turismo e na valorização do nome de Portugal no mundo”. Barreto Xavier disse ainda que a cultura “vale muito para lá do que se pode medir, vale por si própria e não como mero instrumento ao serviço de outras áreas”. Referindo que a cultura deverá “ser parte do modo como se constroem os modelos de decisão política e de organização social contemporânea, o secretário de Estado mencionou ainda os mais de 100 milhões de euros investidos na reabilitação do património cultural entre 2011 e 2014.

Aníbal Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho partilharam o desterrar da lápide, tendo o discurso, porém, ficado apenas a cargo do primeiro. O Presidente da República destacou a importância do Museu Nacional dos Coches na promoção da “imagem de um Portugal que aposta na vanguarda sem perder de vista as suas raízes”. Cavaco Silva elogiou ainda a decisão da Rainha Dona Amélia de recolher das viaturas da corte no Picadeiro Real, referindo que estas constituem hoje “um museu original, único na Europa e no mundo, inteiramente dedicado aos coches e aos diversos acessórios da arte equestre”.

Recorde-se que o Museu dos Coches estará aberto de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. Os bilhetes, esses custarão 8 euros para o novo edifício, de 4 para o antigo Picadeiro Real e de 10 para ambos, existindo ainda diversos descontos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.