Museu Nacional de Soares dos Reis apresenta exposição de António Cardoso

antonio_cardoso_exposicaoAntónio Cardoso. Em Paralelo – Artes, Memórias, Referências e Contextos é a exposição de pintura que pode ser vista no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, até 23 de fevereiro.

Organizada, de início em segredo, por um grupo de antigos alunos do pintor, a mostra pretende exprimir não apenas a amizade, consideração e reconhecimento, mas também “expressar a admiração pelo pedagogo, pelo investigador, pelo museólogo e pelo artista”.

António Cardoso Pinheiro de Carvalho nasceu em Amarante em 1932. Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1951, tendo iniciado a sua formação artística nessa década, com a frequência da Academia Alvarez e mais tarde da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Foi através dele que Amarante se tornou palco de exposições de Arte Moderna e que se realizaram no Porto exposições de Amadeo de Souza Cardoso. Mesmo com uma vasta atividade profissional, nunca deixou de desenhar e de pintar, apesar de esta atividade ter sido, a partir de certa altura, menos divulgada do que o seu trabalho de professor universitário.

António Cardoso. Em Paralelo – Artes, Memórias, Referências e Contextos pode ser vista à terça-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.