Museu Nacional de Arte Antiga Recebe Obra de El Greco

1305_sagrada_familia_EL_GRECOA Sagrada Família Com Santa Ana, de El Greco, é a mais recente “Obra Convidada” em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, às Janelas Verdes.

A obra foi pintada entre 1590 e 1595, e é um óleo sobre tela, para a Paróquia de Santa Leocádia e São Romão de Toledo e que está em depósito no Museu de Santa Cruz, em Toledo.

Esta obra, onde o menino adormecido é peça chave, constitui em simultâneo uma das composições mais complexas do pintor de Creta, na qual combinou de forma magistral a temática devocional de carácter privado e o retrato. A Virgem, abraçando a sua mãe ou irmã, segura no regaço o Menino, de quem a mulher mais velha se ocupa; o pequeno São João Baptista pede-nos silêncio, enquanto nos oferece fruta numa taça de vidro. Um recente trabalho de restauro permitiu recuperar o retrato, ocultado desde data incerta pelas nuvens do fundo, de um esplêndido personagem desconhecido vestido de verde.

De relembrar que em Espanha assinalou-se o ano passado o Ano de El Greco, e que a presença desta pintura agora em Lisboa, insere-se na programação da Mostra de Cultura Espanhola 2015.

A obra vai estar em exposição na Galeria de Pintura Europeia, do museu, e pode ser vista durante uma visita ao museu, de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Texto de Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.