Museu Nacional de Arte Antiga apresenta Os Saboias em parceria com a Everything Is New

os_saboiasDepois do sucesso de Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem Nórdica no Museu do Prado, o Museu Nacional de Arte Antiga renovou a parceria com a Everything Is New para apresentar a exposição Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750). A mostra inclui mais de cem obras de arte do século XVIII e inaugura a 17 de maio.

Comissariada por Edith Gabrielli e Enrica Pagella, a exposição foi concebida propositadamente para o MNAA pelo Museo Civico d´Arte Antica-Palazzo Madama, de Turim e centra-se no papel desta cidade na primeira metade do século XVIII como capital do Reino do Piemonte, destacando o trabalho de grandes artistas italianos e internacionais ao serviço da Casa de Saboia.

A exposição terá seis núcleos temáticos. Da lista fazem parte A Corte dos Saboias: Reis e Mecenas, com retratos de mecenas e As Artes em Concerto: Arquitetura, Escultura, Artes Decorativas, onde podem ser apreciadas algumas obras dos criadores responsáveis pela mudança no gosto da época, como Filippo Juvarra ou Pietro Piffetti. Outro dos núcleos intitula-se O Teatro e centra-se no papel desta arte na corte, destacando, por exemplo, obras de Giovanni Michele Graneri.

A ter em conta é ainda A Pintura, onde são expostas obras de artistas que decoraram as residências reais. A mostra encerra com Fontes e Modelos (gravuras e desenhos) e O Triunfo do Ornamento, que apresenta uma carruagem de jardim.

prado_mnaa11De acordo com os organizadores, Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem Nórdica no Museu do Prado, exposição inserida na parceria com a EIN, recebeu até domingo, 74786 visitantes, dos quais 12254 adquiriram o bilhete conjunto, que dá acesso também à exposição permanente.

A exposição dos mestres flamengos, holandeses e franceses, composta por 57 obras e 75 telas, pode ser vista até ao próximo dia 6 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, ao sábado das 10h00 às 21h00, e ao domingo das 10h00 às 19h00.

O preço dos bilhetes varia entre os 3 e os 10 euros, com a opção de bilhete combinado que possibilita a entrada não só na Galeria da exposição mas em todo o Museu Nacional de Arte Antiga.

Texto de Alexandra Gil
Foto de Francisco Padrão Mota

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.