Museu De Lisboa Apresenta Exposição Saudades Da Rua da Saudade

O Museu de Lisboa – Teatro Romano apresenta uma exposição e um livro, resultado do projeto “Saudades da Rua da Saudade”, no próximo dia 9 novembro, às 18h00.

No âmbito do projeto museológico de ligação à comunidade, “Saudades da Rua da Saudade. O teatro romano e a sua envolvente nas memórias da cidade”, o Museu de Lisboa procura resgatar da memória alguns dos episódios mais marcantes da história recente desta zona da cidade.

As escavações do monumento romano realizadas na década de 1960, a alteração do espaço construído e algumas facetas de sociabilidade tão distinta da de agora, que perduraram até há pouco tempo, são alguns dos muitos aspetos que se pretendem trazer para o presente. Apenas conhecendo melhor o passado se percebe o presente e se criam laços identitários.

Neste projeto, “Saudades da Rua da Saudade”, é o Museu de Lisboa quem sai ao encontro dos vizinhos mais antigos, querendo conhece-los e registar as memórias que ainda persistam sobre o longo processo de implantação deste equipamento cultural na zona em que residem. São simultaneamente recordações e informações preciosas para um mais profundo conhecimento do teatro romano e para a compreensão do impacto social das campanhas arqueológicas no local.

Iniciado ainda no final de 2016, entende-se como um projeto de continuidade que vá recolhendo este património imaterial. Os resultados deste primeiro ano de investigação do projeto “Saudades da Rua da Saudade” junto da comunidade local serão apresentados ao público através de uma exposição que inaugura a 9 de novembro, na Galeria de Exposições da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (patente até fevereiro de 2018) e de um espetáculo musical nas ruínas do teatro romano que teve lugar no passado dia 21 de outubro.

A entrada é gratuita (sujeita à lotação) em todos os eventos, abrindo-se as ruínas do teatro romano a toda a comunidade de vizinhos e a todo o público.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.