Museu Dos Coches Acolhe Exposição Uma Janela Sobre A Collezione Farnesina

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, recebe a exposição Uma Janela Sobre a Collezione Farnesina – 15 Obras Em Exposição, organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, dirigido por Luisa Violo.

A exposição, com curadoria de Angela Tecce, historiadora de arte e membro da Comissão Científica da coleção do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional (MAECI), propõe um significativo panorama da arte em Itália do Pós-Guerra à Atualidade.

A seleção de 15 obras, que serão expostas com projeto do arquiteto Nadir Bonaccorso no museu lisboeta, propõe-se valorizar a qualidade da multiplicidade da pesquisa desenvolvida por artistas perfeitamente afirmados, mas também por mais jovens criadores. O percurso expositivo delineará um diagrama de particular qualidade, permitindo aflorar a profunda ligação com a nossa cultura figurativa italiana.

Enrico Baj, Gabriele Basilico, Elena Bellantoni, Domenico Bianchi, Alberto Di Fabio, Flavio Favelli, Alberto Garutti, Francesco Impellizzeri, Mimmo Jodice, Domenico Antonio Mancini, Liliana Moro, Luigi Ontani, Pietro Ruffo, Ettore Spalletti, Luca Vitone, são os artistas em exposição, que pertencem a gerações e tendências diferente.

As obras apresentadas vão das técnicas tradicionais à fotografia, do vídeo à instalação e evidenciam como a arte de hoje é capaz de capturar os eventos da vida individual e social em nosso mundo, transferindo-os para a esfera da arte e da reflexão poética. A Collezione Farnesina reúne hoje mais de 470 obras de mais de 250 artistas.

A exposição estará patente ao público até 5 de janeiro de 2020, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra nos dias 24 e 25 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro de 2020. A entrada é livre.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.