Museu do Oriente propõe uma programação rica e variada para o primeiro trimestre de 2013

A programação do primeiro trimestre do ano no Museu do Oriente é marcada pela comemoração do Ano Novo Chinês, o Ano da Serpente, e sugere ainda oficinas especiais para as férias de Carnaval e Páscoa dos mais pequenos, cursos, conferências e espetáculos, bem como a inauguração de três grandes exposições.

A comemoração do Ano da Serpente vai decorrer nos dias 9 e 10 de fevereiro com várias atividades desde a oficina para todos Bolinhos Chineses da Sorte e Uma Serpente em Recortes de Papel, à oficina para crianças Procurando Dragões assim como uma visita orientada temática em torno da chegada de mais um ano lunar.

Para as crianças destaca-se as oficinas de longa duração por altura das férias de Carnaval e da Páscoa; são elas 1001 Caras da Ópera de Pequim, nos dias 11 e 13 de fevereiro, e O Japão nas tuas Mãos, de 18 a 27 de março.

No que diz respeito aos workshops e cursos, os visitantes poderão participar no workshop de cozinha ayurvedica nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, no curso de chá no dia 19 de janeiro, A Arte de Viajar nos dias 9 e 16 de março. Há também workshops práticos que decorrem no restaurante do Museu nas seguintes datas: 6 e 20 de fevereiro, 6 e 20 de março e 3 de abril.

Relativamente às exposições, a primeira estará patente entre 25 de janeiro e 31 de outubro na Galeria Nascente e chama-se Cartazes de Propaganda Chinesa. A Arte ao Serviço da Política, comissariada por Jacques Pimpaneau e Sylvie Pimpaneau, estando organizada em nove núcleos e apresentando uma mostra de cerca de cem cartazes de propaganda chinesa, produzidos entre 1959 e 1981 e que constituem um documento histórico do período que vai do Grande Salto em Frente e da criação das Comunas Populares ao fim da Revolução Cultural.

No dia 1 de fevereiro inaugura a exposição Macau. Memórias a Tinta-da-China que reúne várias obras do pintor Charles Chauderlot, as quais tentam memorizar o glorioso passado marítimo de Macau, neste ano em que se comemoram quinhentos anos de relações luso-chinesas. Esta exposição estará patente até ao dia 30 de junho no Lounge do Museu.

A exposição de fotografia Do Vasto e Belo Porto de Lisboa inaugura no dia 28 de fevereiro e é constituída por uma seleção de imagens da coleção de fotografias antigas da APL – Administração do Porto de Lisboa, cerca de setenta fotografias que retratam a vida portuária nas suas variadas vertentes nos primeiros quartéis do século XX. Estará patente na Galeria Sul do Museu até ao dia 27 de maio.

O interesse demostrado pelos visitantes levou ainda o Museu do Oriente a prolongar a exposição O Chá. De Oriente para Ocidente até ao dia 31 de março de 2013.

Quanto aos espetáculos destaca-se Da Mulher, uma homenagem ao feminino pela bailarina Sara Naadirah, no Auditório do Museu no dia 2 de março às 21h30, os Solistas da Metropolitana com De Brandeburgo a Viena no dia 12 de janeiro e Quinteto de Schubert no dia 16 de março, ambos às 17h00. No dia 15 de março às 21h30, o concerto A Cultura Luso-Árabe, concerto para alaúde, canto e darbuka que decorrerá também no Auditório do Museu.

Mantêm-se ainda os Domingos em Família, os Domingos dos 2 aos 4, os Sábados em Oficina assim como várias visitas orientadas e conferências.

O Museu do Oriente está aberto de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00 sendo que à sexta-feira o horário prolonga até às 22h00. A entrada é livre a partir das 18h00. A programação pode ser consultada no site do museu.

 Texto de Joana Resende
Artigo anteriorCCB recebe música antiga com Os Músicos do Tejo
Próximo artigoAurea apresenta Soul Notes ao vivo, no Teatro Tivoli em Lisboa

Leave a Reply