O Museu do Oriente promove a 1ª edição do Festival Rota do Oriente, entre os dias 14 e 21 de novembro, um evento que pretende aliar a dança, a música, a cultura e a história, mostrando as ligações já antigas entre o Ocidente e o Oriente, com performances originárias de vários países participantes como a China, a Índia, a Indonésia, o Japão, o Qatar e Portugal.
O programa inclui espetáculos, workshops, mostras gastronómicas e visitas guiadas a núcleos do Museu do Oriente. Entre eles destacam-se o concerto chinês de flauta, pipa e hulusi que irá decorrer no auditório do museu no dia 14 de novembro às 21h30, um concerto de tambores japoneses (taiko), Blendrums – Leonard Eto, no dia 15 de novembro também às 21h30, um espetáculo de música e dança tradicional do Qatar no dia 16 de novembro às 21h30, repetindo no dia 17 às 17h00. E o concerto de encerramento no dia 21 de novembro às 21h30, Viagens Exóticas – De Portugal ao Oriente, com direção musical de Elizabeth Davis.
Vão decorrer também vários workshops de gastronomia da Indonésia, indiana, de sushi, do Qatar, entre outros.
O festival marca o encerramento das comemorações dos 25 anos da Fundação Oriente, e conta com direção artística de César Augusto Moniz e direção musical da percussionista Elizabeth Davis.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Museu.
Texto de Joana Resende