Museu Do Oriente Promove Ciclo Concertos A Oriente

De sábado, 30 de outubro a 6 de janeiro, o Museu do Oriente, em Lisboa, promove o Ciclo Concertos a Oriente, sob direcção artística de Gabriela Canavilhas.

O ciclo é composto por cinco concertos, que apresentam um repertório que percorre vários quadrantes musicais, culturas, estilos, épocas e nações.

O ciclo arranca no dia 30 de Setembro, com um concerto de Gilda Oswaldo Cruz, que vai interpretar ao piano, peças de compositores ocidentais acompanhadas de haikus clássicos em japonês.

No dia 27 de outubro é a vez da dupla composta por Pavel Gonziakov (violoncelo) e Jill Lawson (piano), interpretarem obras de compositores como Frédéric Chopin, J. Brahms, A. Glazunov e D. Shostakovich.

A diáspora portuguesa dos Descobrimentos inspira o Grupo Renascentista Sete Lágrimas, que a 4 de novembro interpreta temas tradicionais de Timor, Macau e África, bem como canções populares desde o século XVI.

No dia 15 de dezembro, o pianista António Rosado interpreta obras de Luís de Freitas Branco e também o orientalismo de Claude Debussy.

A encerrar o ciclo, a 6 de Janeiro, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat sobe ao palco para o concerto de Ano Novo. Com acompanhamento ao piano, o coro irá interpretar temas portugueses alusivos à quadra do Natal e aos Reis, da autoria de Eurico Carrapatoso e Fernando Lopes Graça, Rutter, Berlioz e Haendel.

Todos os concertos têm a direcção artística e são comentados por Gabriela Canavilhas – com exceção do primeiro, a 30 de Setembro, cujo comentário será feito pela própria intérprete.

Os concertos estão marcados para as 21h30 e os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 12 euros. A assinatura para o Ciclo custa 40 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.