Museu Do Oriente Apresenta Mostra Olhares Sobre A Livraria Do Convento Da Arrábida

A Fundação do Oriente, que assinala este ano o seu 30º aniversário, inaugura hoje a mostra Olhares Sobre a Livraria do Convento da Arrábida, com alguns textos e obras pela primeira vez em exposição, no Museu do Oriente.

A exposição apresenta esculturas religiosas, alfaias litúrgicas e ainda uma seleção de 36 obras, datadas de 1507 a 1860.

A Biblioteca do Convento da Arrábida era uma biblioteca de estudo, onde coexistiam obras de santos, padres, teologia, dogmática, de filósofos e historiadores, humanistas, com textos nas áreas científicas, militar e botânica, entre outras. O acervo, composto por 2865 volumes, encontra-se inventariado na íntegra no Catálogo online do Centro de Documentação António Alçada Baptista.

O património bibliotecário conta com obras como o “Tratado de Oração e Devoção”, de S. Pedro de Alcântara, de 1739; Escritos de Boaventura, de 1609; Textos de Anders sobre botânica, de 1789; “História da China”, de Martino Martini, de 1658, bem como uma cópia manuscrita do “Tratado de Quiromancia”, de Inácio Vieira e ainda o “Jardim Spiritual”, de Frei Pedro de Santo António, de Lisboa, datado de 1632.

A exposição é complementada por uma visita comentada e conferência de encerramento, atividades gratuitas programadas para outubro.

A exposição pode ser visitada até ao dia 28 de outubro, de terças a domingos, das 10h00 às 18h00 e às sextas-feiras, das 10h00 às 22h00. Os bilhetes à venda no local custam 6 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.