Museu Do Oriente Apresenta Mostra Das Terras Do Preste João

O Museu do Oriente, em Lisboa, tem patente ao público a mostra Das Terras do Preste João, sobre as relíquias do Imperador da Etiópia, comissariada por Isabel Boavida.

A história de Preste João, rei cristão do Oriente, cuja generosidade ultrapassou fronteiras e cujos relatos apaixonam ainda hoje curiosos e historiados, é aqui contada através de uma seleção de artefactos de quatro colecionadores privados e obras da Biblioteca Nacional.

A exposição reúne peças de ourivesaria tradicional, esculturas, pinturas e obras bibliográficas, que datam entre o século XV e XXI, e que tentam ligar a História Atual com o Passado.

No primeiro núcleo descobre-se a visão europeia sobre a Etiópia centrada na figura cristomimética do Preste João e as histórias que se desenvolveram a partir da lenda fundadora, centrada na relação exogâmica entre a Rainha do Sabá e o Rei Salomão.

A demanda do reino abissínio e as relações que firmaram uma história partilhada dão passagem para o segundo núcleo, em que se foca o elemento religioso da vida do povo etíope através das artes do fogo, da gravura, da pintura, da caligrafia e iluminura.

Já o terceiro núcleo abre uma janela sobre os modos de vida e a cultura material, com peças de uso quotidiano e fotografias que dão conta de usos e costumes dos povos das terras altas da Etiópia.

A exposição está inserida nas celebrações dos 500 anos de relações diplomáticas e cooperação entre a Etiópia e Portugal, e pode ser visitada até 16 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e sexta-feira até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00. O bilhete pode ser adquirido no local e custa 6 euros para visitar o museu todo.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.