Museu Do Oriente Apresenta Exposição Parallel Nipon

Parallel Nipon é o nome da exposição patente no Museu do Oriente, de 2 a 28 de agosto. São mais de 100 projetos de arquitetura japonesa contemporânea que retratam o panorama sociocultural do Japão de 1996-2006.

102 obras realizadas no Japão ou concebidas por arquitetos japoneses, entre elas, trabalhos de nomes consagrados como Toyo Ito, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa ou Kenzo Tange, vencedores do prémio Pritzker de Arquitectura, ou ainda, Sou Fujimoto.

Os projetos, divididos em quatro seções temáticas – Cidade, Vida, Cultura e Habitação – são apresentados através de maquetas, plantas e fotografias.

Retrato de uma década de transformações profundas no Japão, os projetos arquitectónicos apresentam mudanças em termos de escala, lógica de utilização, integração de tecnologias, relação com a envolvente ou forte identidade local.

Destaque para projetos emblemáticos como o Centro de Reabilitação Psiquiátrica Infantil de Sou Fujimoto (2006), a Mediateca de Sendai de Toyo Ito (2000) e o Museu de Arte Contemporânea do século XXI, Kanazawa (2004).

Parallel Nippon – Arquitectura Japonesa Contemporânea 1996-2006 tem co-organização da Embaixada do Japão e da Japan Foundation.

A exposição é inaugurada hoje, dia 4 de agosto, pelas 18h30 e está patente até 28 de agosto, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, sendo que à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00. Os bilhetes para o museu estão à venda no local e custam 6 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.