Museu do Oriente apresenta “A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente”

O Museu do Oriente, em Lisboa, apresenta a partir de hoje e até 3 de outibro, a mostra A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente, comissariada por Liliana Cruz, e entrada gratuita, de forma a assinalar mais um aniversário do Museu.

A exposição dá a conhecer uma parte fascinante da cultura visual e da história contemporânea da Índia, para lá das imagens coloridas e atrativas dos cartazes e a partir deles e dos deuses que estes representam. Uma abordagem dos Cartazes Indianos enquanto objetos de devoção, para o culto aos deuses, mas também como instrumentos para a afirmação de poderes políticos e religiosos e para a definição de papéis sociais de género, como o da mulher.

A exposição está organizada em diversos núcleos que abordam a origem dos Cartazes na Índia, a sua utilização em contexto colonial e pós-colonial, a passagem da litografia ao offset e a sua massificação, o usos dos Cartazes para fins políticos e religiosos, com destaque para os Hindus e para o uso destes em rituais de devoção, chamados puja, e na publicidade de marcas, passando pela influência dos cânones estéticos na aparência das imagens, contando com um espaço-loja e, finalmente, o tema central a esta exposição, um núcleo integralmente dedicado às deusas.

Acompanham a mostra um conjunto de atividades paralelas, até outubro, que incluem a exibição de um documentário, uma mesa-redonda com a participação de especialistas em temas da sociedade e identidade visual da Índia, oficinas e visitas temáticas e com a curadora.

O Museu do Oriente pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e à sexta feira das 10h00 às 20h00. A entrada para esta exposição é gratuita.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.