Museu Do Fado Comemora 20 Anos Com Uma Programação Especial

O Museu do Fado, em Alfama, está a comemorar os seus 20 anos e preparou um programa muito especial, que se vai estender por vários dias.

As celebrações começam amanhã, dia 20 de novembro com o lançamento do primeiro disco de Francisco Salvação Barreto, Horas da Vida, às 19h00, no São Luiz Teatro Municipal. Este trabalho conta com direção de voz de Camané e revela ao grande público um dos “talentos mais secretos do fado”, atualmente no elenco da casa de fados Senhor Vinho.

Entre 23 e 27 de novembro, a História do Fado vai ser contada num espetáculo de vídeo mapping projetado na fachada do Museu, três vezes por noite – 20h30, 21h e 21h30 – com participações de Mariza, Camané, Carlos do Carmo e José Manuel Neto.

Também a 23 de novembro é inaugurada a exposição – patente até 30 de dezembro – sobre a fadistas Maria Teresa de Noronha, cujo centenário do nascimento se comemora em 2018.

A 24 novembro, às 21h00, o Pequeno Auditório do CCB recebe no âmbito do ciclo Há Fado no Cais, co-produzido pelo Museu do Fado, o concerto de apresentação do primeiro disco de Gaspar, um jovem talento da guitarra portuguesa, bisneto de Celeste Rodrigues e “afilhado” de Paulo Parreira, com apenas 15 anos, Gaspar lança o seu primeiro álbum.

Recorde-se que o Museu do Fado abriu as portas a 25 de setembro de 1998, na altura sob a designação de Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, e desde então já viveu uma remodelação e tornou-se a Casa do Fado Nacional por excelência. Atualmente acolhe e promove exposições, concertos, festivais, edições discográficas, um centro de documentação, workshops e cursos, oficinas pedagógicas, um arquivo online de gravações históricas, um auditório sempre em atividade.

A programação completa pode ser consultada aqui.

As iniciativas são de acesso gratuito e os bilhetes para o concerto de Gaspar estão à venda na bilheteira do CCB.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.