Museu do Caramulo celebra 60 anos de existência

museu_caramuloO Museu do Caramulo assinala este ano 60 anos de existência e continua a assinalar este marco com uma série de iniciativas.

Os visitantes podem, atualmente, apreciar as obras do artista João Louro na exposição Rush e ainda participar no primeiro concurso de fotografia que resulta de uma parceria com a Estradas de Portugal. Aberta a todos os apaixonados pela arte fotográfica, o evento de nome Estradas de Portugal – Um outro olhar culmina com uma exposição temporária das melhores obras, a inaugurar a 23 de novembro.

Do programa de festa faz também parte a mostra fotográfica dedicada aos 60 anos da instituição, patente na loja FNAC de Viseu. No mesmo espaço, decorre a semana 60 anos do Museu do Caramulo, durante a qual serão destacadas diversas publicações e exposta uma moto antiga da coleção do museu.

Previsto está também um novo website, que se junta assim ao logótipo comemorativo do aniversário.

Inaugurado em 1953 por Abel de Lacerda, o Museu do Caramulo – à altura, Museu de Arte Antiga e Moderna –  pretendeu transformar a região num pólo de atração turística, cultura e lazer, fazendo assim esquecer o estigma da sua vivência enquanto sanatório. A generosidade foi, desde sempre, o seu lema, sendo todas as peças doadas por colecionadores, artistas a amigos que apenas recebem em troca a inscrição do seu nome junto da mesma.

Os destinos do museu estão ligados a outra personalidade: João de Lacerda, irmão do fundador que por este fica responsável quando Abel falece inesperadamente quatro anos após a fundação. Médico e apreciador de automóveis é a João Lacerda que se deve o aparecimento do acervo de quatro rodas que tanta popularidade granjeou ao museu. Tudo começou com a descoberta, em 1955, de um Ford T em estado de quase sucata. Estava assim iniciada a melhor coleção de automóveis antigos alguma vez constituída em Portugal.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.