Museu de Lisboa Oficialmente Inaugurado

varinas_museulisboa-001Depois de já ter sido divulgado e de terem sido inaugurados alguns núcleos, foi ontem oficialmente inaugurado o novo Museu de Lisboa, com a exposição Varinas de Lisboa, Memórias da Cidade, no Pavilhão Preto dos Jardins do Palácio Pimenta no Campo Grande.

O até então Museu da Cidade passa agora a denominar-se Museu de Lisboa e a ser composto por cinco novos núcleos: Palácio Pimenta e Pavilhão Preto (o Pavilhão Branco também existente nos jardins ficou de fora deste projeto e passou para tutela direta da EGEAC), Museu do Teatro Romano, Museu Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos (Incluindo as Galerias da Rua da Prata) – estes quatro na Baixa e Zona da Sé de Lisboa.

Screen Shot 2015-02-01 at 01.46.01Cinco espaços distintos mas que vão conter valências e objetivos que se irão complementar, segundo explicou a vereadora da Cultura da CML Catarina Vaz Pinto, na cerimónia. O novo Museu tem sede no Palácio Pimenta, no Campo Grande e tem como nova diretora a museóloga Joana Sousa Monteiro.

Durante a cerimónia foi também apresentada a nova imagem gráfica do Museu de Lisboa, que é um “L” fragmentado, representando as diferentes partes da história de Lisboa. A nova imagem da autoria do designer Nuno Gusmão está também integrada no novo site do museu, que foi também apresentado hoje.

Reportagem de Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.