Museu Da Vista Alegre Apresenta Duas Exposições Dedicadas À Ilustração No Âmbito Da Iniciativa Ilustração À Vista

Ilustração à Vista é a mais recente iniciativa promovida pela Vista Alegre em parceria com o Município de Ílhavo, e que teve início esta semana com a inauguração de duas exposições temporárias: Outro Modo de Ler  e Isidro Ferrer, dedicadas à ilustração e que podem ser vistas no Museu Vista Alegre, em Ílhavo.

Outro Modo de Ler é uma exposição que reúne nomes de grandes ilustradores portugueses e pretende ser sobretudo um espaço de descoberta e de convite à leitura. Com curadoria de Adélia Carvalho, esta exposição foca-se no livro ilustrado, dando a conhecer obras portuguesas realizadas ao longo das duas últimas décadas.

A segunda mostra é dedicada a Isidro Ferrer, considerado como um dos mais geniais e influentes ilustradores contemporâneos. Comissariada por Ju Godinho e Eduardo Filipe, a exposição apresenta cerca de uma centena das suas obras mais representativas, desde  ilustração, cartaz, escultura e design de comunicação.

“Comunicador por excelência, Isidro Ferrer, tem o dom de transfigurar materiais e objetos, convertendo-os em mensagem: da metamorfose à metáfora, a sua exposição ilustra isso mesmo”, explicam os responsáveis pela mostra.

As duas exposições temporárias fazem parte da primeira edição da iniciativa Ilustração à Vista, promovido pela Vista Alegre em parceria com o Município de Ílhavo, que inspirado na história de séculos das peças da Vista Alegre, cria um cenário alusivo em vários pontos do município, distribuindo-se por diferentes espaços culturais e públicos do território ilhavense.

Esta iniciativa pretende assim realçar a importância da ilustração na produção da Vista Alegre, como por exemplo na colecção 1+1=1, que associa a porcelana da marca a escritores e ilustradores consagrados; no projeto 21 Ilustradores Internacionais, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte, que promove talentos de renome ou emergentes; e ainda nas coleções infantis Quando Eu Nasci, em parceria com a editora Planeta Tangerina, e Era Uma Vez Um Cão, ilustrada por João Vaz de Carvalho.

As duas exposições podem ser vistas até dia 30 de setembro no  Museu Vista Alegre, no Lugar da Vista Alegre em Ílhavo, de segunda feira a domingo, das 10h00 às 19h30, com entrada livre.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.