Museu da Presidência da República reabre renovado a 5 de Outubro

10-belem_art_fest_2013_15O Museu da Presidência da República, em Belém, completa dez anos de atividade e reabre as suas portas no próximo dia 5 de outubro, com várias iniciativas de entrada livre e um projecto renovado.

Depois de uma década a divulgar a história recente de Portugal – e a instituição presidencial em particular -, o Museu sofreu uma remodelação arquitectónica, onde se destaca a intervenção no pátio do edifício, com a introdução de três estruturas estilizadas, em forma de árvore, para cobertura parcial daquele espaço.

Os núcleos expositivos foram reformulados mantendo-se o percurso pela História da República portuguesa, através do qual o visitante fica a conhecer os símbolos nacionais, a biografia e os poderes presidenciais ao longo da história, as visitas e os presentes de Estado e as ordens honoríficas.

De salientar a nova distribuição da Galeria dos Retratos que, além de permitir uma melhor contemplação dos retratos oficiais dos Presidentes, passa a ter postos multimédia com informação detalhada sobre a biografia de cada Presidente.

A componente audiovisual do Museu foi reforçada, possibilitando o reforço de temáticas contíguas à instituição presidencial, como o Palácio de Belém, as Primeiras-Damas e o Palácio da Cidadela de Cascais, e a loja loja do museu foi também reorganizada em função do acolhimento dos grupos e da circulação das pessoas com mobilidade reduzida.

As iniciativas, que têm decorrido desde 2004, foram compiladas no livro Museu da Presidência da República 2004-2014, que será disponibilizado na loja do Museu.

O programa das comemorações dos dez anos do Museu da Presidência inclui:

15h00: abertura ao público do Museu da Presidência da República, do Palácio de Belém e Jardins

15h30: Concerto pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia

17h00: Orquestra Ligeira Juvenil CED de D. Maria Pia da Casa Pia de Lisboa

18h00: Coro pelos Meninos Cantores do Município da Trofa

19h00: Projeção do documentário 2004-2014 – Museu da Presidência da República produzido pela RTP.

19h15: Concerto de encerramento por Júlio Resende – Projeto “Amália”, com participação de Marco Rodrigues

A entrada é livre.

Texto de Susana Sena Lopes
Foto de Francisco Padrão Mota

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.